Barcelona de Gaudí chega ao Tomie Ohtake
Um dos arquitetos mais icônicos do século XIX, o catalão Antoni Gaudí trouxe à Barcelona uma estética moderna que transformou por completo a estética da cidade. São dele endereços como o Parque Güell, a Casa Batlló, a Sagrada Família e a Casa Vicens, que se tornaram pontos turísticos importantes da metrópole espanhola. Agora, a herança do artista chega ao Insituto Tomie Ohtake, em São Paulo, com a exposição Gaudí: Barcelona, 1900.
Por lá, estão expostas 46 maquetes, quatro delas em escalas monumentais, e 25 peças, entre objetos e móveis criados pelo mestre catalão. Na mostra, estão também cerca de 40 trabalhos de outros artistas e artesãos que faziam parte da cena de Barcelona nos anos 1900.
O conjunto das obras de Gaudí traz à tona uma geometria que se tornaria característica de seu trabalho, milimetricamente calculada a partir da observação dos movimentos da natureza. Assim, unindo o racional ao orgânico, o arquiteto alimentou um dos movimentos mais representativos da cultura catalã na virada do século.
Exposição Gaudí: Barcelona, 1900
Em cartaz até 5 de fevereiro de 2017
Terça a domingo das 11h às 20h (última entrada na exposição às 19h)
Ingressos: R$12,00 e R$6,00 (meia-entrada)
Instituto Tomie Ohtake
Endereço: Av. Brg. Faria Lima, 201 - Pinheiros, São Paulo