Rafaela Stedile conta como revolucionou a Bontempo em entrevista
Rafaela Stedile, gerente-executiva da Bontempo, conta como revolucionou uma empresa há anos comandada pelos homens da família
Rafaela Stedile, gerente-executiva da Bontempo, conta como revolucionou uma empresa há anos comandada pelos homens da família. Confira entrevista exclusiva a L'Officiel!
Desde criança, Rafaela Stedile sempre viu seus pais trabalhando muito. “Eu lembro que, quando era pequena, o meu sonho era ser muito ocupada quando crescesse. Fantasiava acordar e ter uma vida corrida, com várias reuniões”, conta ela, formada em administração de empresas, quase formada em comércio exterior e moda, além de ter também dois MBAs, um em gestão empresarial e outro em branding. “Quando completei 17 anos, prestei o vestibular para estudar à noite para poder trabalhar durante o dia. Sempre quis atuar na empresa. Tenho muitas memórias de infância e adolescência dentro da fábrica: aprendi a dirigir no pátio da Bontempo, uma empilhadeira, antes mesmo de um car ro”, lembra. Foi contratada nessa época como auxiliar de produção, passando por todas as áreas: colou borda, pintou peça, trabalhou na prensa. Depois desse período, foi auxiliar administrativa por mais um ano, também passando por diversos setores: cadastro de produtos na engenharia, separação de etiqueta na logística, compras. Até que abriu uma vaga como auxiliar de marketing, e ela foi contratada.
Apesar de a Bontempo ter 46 anos completos, a sua história e sua ligação com a fabricação de móveis é bem mais antiga, desde quando os antepassados ainda moravam na Itália e por lá fabricavam cadeiras, tendo a madeira como matéria-prima. “Quando eles vieram para cá, em 1876, se instalaram em Nova Trento, no interior do Rio Grande do Sul, e trouxeram a tradição da produção de cadeiras. Perceberam, inclusive, que era de fato uma necessidade do mercado brasileiro”, lembra Rafaela Stedile, gerente-executiva da marca. Assim, essa produção foi passando de geração para geração, até que, na década de 1970, com seu avô Remy Stedile, ela se expandiu. Além de produzir as tradicionais cadeiras de madeira e assento de palha, ele começou a fazer móveis de jardim, na época 100% de madeira maciça, vendidos em todo o território brasileiro. “Na época, os filhos dele (meu pai e meus dois tios – Rudimar, Rosmar e Rudnei) decidiram abrir uma empresa só da família. Quando a Bontempo foi fundada, ela produzia guarda-sóis. No entanto, essa ligação com móveis é tão grande – nós brincamos que a família tem um pouco de sangue e um pouco de serragem correndo nas veias – que a Bontempo voltou a produzir cadeiras e se tornou a empresa que conhecemos hoje.”
L’OFFICIEL A empresa é familiar e comandada por homens. Como o seu olhar, mais jovem e feminino, impacta a Bontempo?
RAFAELA STEDILE Estamos instalados em São Marcos, no interior da Serra Gaúcha. Esperavam que quem assumisse no lugar do meu pai também fosse um homem, no caso o meu irmão, que decidiu seguir outro caminho. Eu acredito que tive muita sorte, porque sempre recebi muito apoio e abertura para estar aqui dentro. Vale trazer o papel fundamental da minha avó Adélia, mãe dos fundadores da Bontempo. Mesmo que ela não estivesse presente no dia a dia da fábrica, foi um suporte muito grande para toda a família – a marca fez uma homenagem a ela, nos 40 anos da empresa, ao lançarmos a cadeira Adélia, assinada pelo designer Bruno Faucz. Quando eu entrei, passei por uma longa caminhada até chegar à gestão, e de fato esse olhar feminino foi fundamental para que a empresa passasse por algumas mudanças. Acredito que também trouxe um olhar mais jovem, com outras experiências e outra formação. Exemplificando: lançamos em 2019 um Programa de Gestão de Franquias, com o objetivo de maximizar o resultado das lojas. E neste ano temos um projeto grande e muito especial, que é a inauguração da Casa Bontempo. Eu me dediquei não só ao planejamento, mas principalmente a vender esse sonho como um novo passo para o futuro da empresa.
L’O Quais aprendizados traz desses anos observando seu pai?
RS Eu me considero muito privilegiada porque sempre tive meus maiores exemplos em casa: meu pai e minha mãe. Mas uma das coisas que eu mais aprendi com o meu pai foi quanto é importante ouvir as pessoas e quanto é bonito sermos simples, sempre estarmos dispostos a aprender. Minha mãe é uma mulher fora do normal, sem dúvida nenhuma ela é meu maior exemplo na vida. Ela construiu uma carreira linda, é pós-doutora, docente da universidade por anos, e a mesma dedicação que ela dava à carreira ela dava à família, sendo nosso porto seguro. O setor de móveis e decoração, de fato, é apaixonante. Eu acredito que é um privilégio gigantesco fazer parte da casa das pessoas – que é o nosso lugar mais amado. É um privilégio, mas também um enorme desafio, porque precisamos estar em constante desenvolvimento: qualidade do produto, do processo, qualidade na entrega, montagem, experiência do cliente, para que esse momento seja de fato a realização de um sonho. Desde 2019, estamos trabalhando em dois projetos que são revolucionários não só para a marca, mas para o mercado: o Espaço Esperienza e a Casa Bontempo. O primeiro é muito mais focado na experiência do que ir a uma loja para ver diversos tipos de móveis. Como trabalhamos com móveis sob medida, isso faz muito sentido para o nosso mercado. O segundo é a materialização da Bontempo fora de São Marcos, para estarmos mais próximos das pessoas. Esse espaço, na Avenida Rebouças, em São Paulo, terá móveis da marca e também design, moda, arquitetura, gastronomia, arte – e poderá ser usado não só pela Bontempo.
L’O Dos 400 funcionários da fábrica, 56% são mulheres. Coincidência?
RS Queria poder afirmar que isso foi uma intervenção minha, mas começou muito antes. Eu me lembro bem das falas do Rudi: “Nós temos que ter mulheres nas equipes e em posição de liderança” muito antes de eu conseguir entender quanto isso era importante. A empresa tem, inclusive, alguns setores dentro da produção que, apesar da mistura de gênero em todos os locais, priorizam o olhar e o cuidado feminino, como nos de verificação e controle de qualidade.
L’O A marca tem franquias no Brasil, Chile, Uruguai e nos Estados Unidos. Como ocorreu a internacionalização?
RS Sempre foi um sonho nosso ter franquias fora do Brasil. Há muito tempo trabalhávamos com exportação, mas com um produto diferente do nosso. A primeira franquia internacional que inauguramos foi no Uruguai. Em 2018, um ano bem especial, quando comemoramos os 40 anos da marca, inauguramos duas franquias nos Estados Unidos: Chicago e Fort Lauderdale. No ano seguinte, nós abrimos em Santiago do Chile e em 2023, em Miami. Foi excelente, e um dos nossos planos é dar mais ênfase a essa internacionalização da marca.
L’O A Itália e o design italiano têm uma ligação muito forte com a beleza de linhas harmônicas. O que mais traz esse DNA?
RS A valorização das coisas extremamente bem-feitas, bem-acabadas e muito bem trabalhadas, do feito à mão e do detalhe. A Bontempo é uma marcenaria de alta tecnologia. Nós fazemos tudo sob medida, não temos nenhuma medida ou cor-padrão, desenvolvemos exatamente o que o cliente quer porque percebemos que há mais de 15 anos o brasileiro valoriza muito essa flexibilidade.
L’O Falando em design e em beleza – qual é a sua ligação com a moda?
RS Eu estudei moda por um tempo e acho o tema fascinante. Acho muito interessante poder ver quanto eu ter estudado me ajuda hoje na condução de uma empresa de móveis, porque são temas que estão muito conectados. Tanto a moda quanto os móveis são formas de expressão que estão muito presentes na nossa vida e no nosso dia a dia.
BELEZA: André Matos.
STYLING: Tainara Wollmer.
ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: Leandro Balbino.
ASSISTENTE DE STYLING: Giovanna Pasqualetti.
PRODUÇÃO-EXECUTIVA: Alessandra Della Rocca.