Skincare: melhore seus cuidados com uma rotina simples
Passados mais de sete meses de incerteza e ansiedade, o maior órgão do corpo - a pele - vem sentindo os efeitos da pandemia, e a saída deste problema pode ser uma rotina de skincare mais simples
É realmente impressionante a repercussão do estresse na pele. Ele é capaz de aumentar a inflamação e a liberação de uma série de hormônios (como cortisol e adrenalina) que interfere em receptores e neurotransmissores em diversas regiões do corpo. “A pele é não apenas um canal imediato, como um alvo para algumas respostas à tensão, promovendo respostas inflamatórias e até imunológicas”, avisa Ana Carolina Rocha, professora de cosmiatria, de Brasília.
A pele é um órgão sensorial que permite a sensação térmica, a termorregulação, a capacidade sensitiva de tensão mecânica, a dor. Basta ver que se ficamos emocionados, nossa pele fica ruborizada ou arrepiada. “O estresse promove diversas alterações no organismo. Uma das principais é a liberação em excesso de um hormônio chamado cortisol. Esse acréscimo gera produção maior de hormônios andrógenos que leva a um aumento da secreção produzida pelas glândulas sebáceas, com isso há piora da oleosidade e surgimento da acne”, explica a dermatologista Fabiana Seidl, do Rio de Janeiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Além disso, o estresse acelera a produção dos radicais livres, que contribuem para o envelhecimento e a flacidez, principalmente por aumentar a velocidade da degradação do colágeno, proteína responsável pela sustentação da pele. “Existem também doenças de pele como psoríase, vitiligo, dermatite seborreica e rosácea que possuem relação de piora das lesões com níveis maiores de estresse”, diz Fabiana.
Menos é mais!
É sabido que aplicar várias camadas de produtos pode irritar a pele. E, vamos combinar, fazer isso em tempos de pele já estressada pode não ser uma boa ideia. O fato é que a tendência de rotina mais minimalista pegou. Essa nova onda é regida pelo cuidado básico – mas eficiente. Trocando em miúdos, lavar, hidratar e proteger. Repetindo esse trio com afinco, os resultados vêm – e sem sensibilidade extra. “Um dos maiores erros que observo na minha prática diária é o excesso de produtos que as pacientes utilizam, por influência das redes sociais. Com a pandemia, passamos a valorizar o que realmente importa. Não precisamos perder tempo e nem investir em produtos e tratamentos que não vão trazer benefício verdadeiro”, fala Fabiana Seidl.
Pé no freio dos ácidos
Ácido renova a pele, tem ação antienvelhecimento e clareadora – o que é uma demanda de pandemia. “Muitas pacientes estão reclamando de pele manchada por passarem horas na frente do computador, sem filtro solar”, fala a dermatologista Silvia Zimbres, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e médica responsável da Clínica Doux, de São Paulo. No entanto, a médica recomenda, no lugar dos derivados de vitamina A (como o ácido retinóico), geralmente irritativos, os alfahidroxiácidos, como os glicólicos. “Eles têm os mesmos benefícios, sem causar a desidratação da pele.” Em outras palavras, um ativo mais suave para essa fase difícil.
Maskne na mira
Nesse período de isolamento social, temos nos olhado muito mais no espelho (e nas telas, por conta de reuniões online) e dado de cara com ela, a maskne – acne relacionada ao uso da máscara de proteção. Por quê? Com picos de cortisol mais frequentes, há um aumento de oleosidade. “A oclusão pela máscara pode, sim, levar a um quadro inflamatório e ao aumento da secreção sebácea, o que causa acne. Em alguns casos, pode provocar vermelhidão, irritação e oleosidade da pele e até agravar a rosácea”, diz o dermatologista André Braz, do Rio de Janeiro.
Ao mesmo tempo, estamos lavando mais o corpo – e o rosto. “O que observamos em consultório é uma pele oleosa pelo estresse, mas desidratada. Isso sem falar de quem já tinha pele seca – que sofre ainda mais”, observa Silvia Zimbres. Ela conta que a questão é conseguir hidratação suficiente – mas não obstrua os poros. “A maskne acontece pela combinação do uso de hidratantes mais pesados, suor, oleosidade e a oclusão do local. É preciso limpar, mas sem agressividade ou muita esfoliação”, alerta ela. A indicação é usar sabonete voltado para pele oleosa, porém que não resseque. “Para hidratar, dê preferência aos produtos leves, com textura sérum, para não piorar a acne embaixo da máscara”, indica Silvia
Realmente no Makeup
Outra atitude salva a pele é evitar a maquiagem. “Foque no make dos olhos e tente não usar base ou pó na região que fica coberta pela máscara para, mais uma vez, fugir da obstrução dos poros”, diz Silvia. “É curioso notar o aumento pela busca de procedimentos injetáveis como toxina botulínica e ácido hialurônico. As pessoas querem se olhar no espelho e se sentir bem, estar sem maquiagem e estar com a cara boa, sem ar cansado ou olheiras. A melhora da autoestima é uma arma importante nesse momento de apreensão”, finaliza.
Prateleira
Alguns produtos com filosofia mais gentil e minimalista para você experimentar:
1. CREME PARA ÁREA DOS OLHOS COM ALGAS MARINHAS E ESQUALANO, BIOSSANCE;
Sua textura cremosa oferece hidratação profunda, enquanto a sua coloração natural rosa, corrige o tom da pele.
2. BÁLSAMO DEMAQUILANTE, SALLVE; Demaquilante sem óleo exige menos esfrega-esfrega. Este, com óleo de macamdâmia, ômega 7 e ômega 8 limpa poros e dissolve cravinhos, além de manter a pele hidratada.
3. GEL DE LIMPEZA FACIAL SÉBION, BIODERMA; Para uma higiene eficaz de alta tolerância. Com ação biológica, seborreguladora e antibacteriana que purifica a pele, graças ao complexo sulfato de cobre + sulfato de zinco.
4. IRIS, FOREO; O gadget faz uma massagem delicada eliminando o inchaço na região dos olhos, que dá aquele ar derrubado ao rosto.
5. ÁCIDO GLICÓLICO, PRINCIPIA; Sérum com a máxima concentração de alfahidroxiácidos que hidrata enquanto estimula a renovação celular, para uma pele luminosa com textura mais suave e uniforme.
6. SUPER POTENT SÉRUM CAPTURE TOTALE, DIOR; O sérum todo-poderoso, rico em ácido hialurônico de médio peso molecular, tem efeito tensor imediato. O resultado: menos rugas, mais firmeza, preenchimento e flexibilidade da pele.
7. FUTURE SOLUTION LX LEGENDARY ENMEI ULTIMATE LUMINANCE SERUM, SHISEIDO; Blend antiidade para um rosto luminoso. Com textura gel que se assemelha a um óleo, só que muito leve. Formulado com erva Enmei e seda verde, que regenera, refresca, hidrata e fortalece a pele, além de doar elasticidade.
8. ANTHELIOS AE PIGMENTATION, LA ROCHE-POSAY; Suaviza e preenche rugas e linhas de expressão. Com água termal de La Roche-Posay, ácido hialurônico fragmentado, Phe-Resorcinol, Lha e Niacinamida, que além de ter ação antioxidante, uniformiza a tonalidade da pele.