Annie Black: diretora científica de Lancôme em entrevista
Em entrevista exclusiva para a L’Officiel Brasil, Annie Black, Diretora Científica Internacional de Lancôme, fala sobre skincare, tendências da marca para 2025 e mais
No universo da beleza de luxo, a ciência e a inovação caminham lado a lado com a sofisticação. Annie Black, Diretora Científica Internacional de Lancôme, revela à L'Officiel Brasil, como a marca se mantém na vanguarda do skincare, combinando alta tecnologia, ingredientes premium e uma abordagem sustentável. Em um mercado onde os consumidores exigem eficácia comprovada e sensorialidade excepcional, Lancôme se destaca com fórmulas avançadas e embalagens que traduzem o conceito de "simplicidade sofisticada". Confira a entrevista exclusiva:
A que se deve a alta procura do skincare de ultra luxo?
Eu diria um desejo por ingredientes de alta qualidade e formulações avançadas, a associação de luxo com autocuidado e bem-estar, e a natureza aspiracional das marcas de luxo.
Tem alguma diferença do consumidor brasileiro em relação ao resto do mundo?
As preferências dos consumidores variam entre as culturas. Os brasileiros são conhecidos por sua cultura de beleza vibrante, eles tendem a priorizar certos produtos ou ingredientes (por exemplo, proteção solar, cuidados com cabelo) mais do que os consumidores de outras regiões.
Com ingredientes de alta qualidade e fórmulas inovadoras, como os produtos da marca proporcionam resultados visíveis e duradouros?
A Lancôme enfatiza a pesquisa e desenvolvimento científicos, frequentemente destacando ingredientes patenteados e tecnologias inovadoras em suas formulações. Esse foco na ciência contribui para a reputação de eficácia de nossas marcas.
Quais são os best-sellers da marca?
Temos muitos! O sérum Génifique Ultimate é um best-seller global. O sérum triplo Rénergie H.C.F. conquistou as rotinas de muitas mulheres devido à sua abordagem multitarefa e Absolue é pioneiro na ciência da longevidade. Um divisor de águas em nossa indústria.
Qual produto da L’Oréal Luxo traz mais praticidade para a rotina de cuidados com a pele?
“Conveniência” depende das necessidades e preferências individuais. Alguns podem preferir produtos multifuncionais, enquanto outros podem valorizar fórmulas em tamanhos de viagem ou de fácil aplicação. A Lancôme oferece uma variedade de produtos para atender diferentes estilos de vida. Um dos meus favoritos é o sérum Génifique Ultimate. Ele é adequado para todas as idades, gêneros e tipos de pele, independentemente da estação que você estiver.
Quem consome mais produtos de beleza?
Diferentes gerações têm variados poderes de compra e prioridades. Os millennials e a geração Z são cada vez mais influentes, frequentemente priorizando sustentabilidade e inclusão. As gerações mais velhas tendem a focar em produtos que tratam os sinais de envelhecimento e marcas estabelecidas. É importante que as marcas entendam essas nuances. Dados específicos de consumo variam por mercado e categoria de produto.
O que está em alta no mercado da beleza?
As tendências estão constantemente evoluindo, mas alguns temas atuais incluem personalização, sustentabilidade, beleza “limpa”, inclusão e aproveitamento da tecnologia (por exemplo, IA, AR) para experiências aprimoradas.
Skincare trends: o que esperar do mercado da beleza e de Lancôme, em 2025?
A personalização, o cuidado com a pele impulsionada pela biotecnologia e um foco contínuo na sustentabilidade provavelmente continuarão sendo importantes. A longevidade é provavelmente uma das maiores tendências a atingir o mercado em 2025. Está mudando a maneira como desenvolvemos produtos para a pele, focando nas causas do envelhecimento em vez das consequências. Mais novidades em breve..
Ao que tudo indica, a inteligência artificial (AI) chegou para ficar e transformar também o mercado da beleza. Por meio dela, Lancôme pode trabalhar cada vez mais em experiências virtuais e personalizadas, na identificação de lacunas e na criação de produtos inovadores, além de promover a inclusão e a sustentabilidade?
A IA tem potencial de revolucionar a beleza por meio de recomendações personalizadas de produtos, experiências de prova virtual, correspondência de tonalidades e análise da pele. Este é o pilar da nossa estratégia de Beleza Tech. A IA também pode contribuir para o desenvolvimento de ingredientes e produtos. Um bom exemplo é a pérola biotecnológica T12 no creme para os olhos Absolue. A IA nos ajudou a selecionar a melhor combinação de aminoácidos para oferecer a melhor eficácia.
As rotinas de cuidados tendem a contar com produtos multifuncionais e com resultados comprovados, em que eficiência e eficácia são características fundamentais na escolha de cosméticos e de maquiagens. Afinal, a ideia é usar uma quantidade menor de produtos, mas sem deixar de lado a qualidade dos resultados?
Os consumidores estão cada vez mais em busca de produtos que oferecem múltiplos benefícios em um mínimo de etapas. É aqui que nosso conhecimento em ciência de formulação é tão importante. Isso nos ajuda a desenvolver fórmulas que são potentes, mas seguras, onde combinações inovadoras ou desconhecidas de ingredientes são possíveis e onde a potência também pode andar junto com a sensorialidade. Investimos muito tempo (muitos testes) e energia (centenas de cientistas) em cada produto da Lancôme. Essa é uma das razões pelas quais a Lancôme é uma marca tão confiável.
Com fórmulas de alta performance, os produtos contêm ingredientes que atuam em sinergia, capazes de desempenhar diversas funções ao mesmo tempo?
Muitos produtos de cuidados com a pele de alto desempenho utilizam ingredientes que trabalham sinergicamente para aumentar a eficácia e proporcionar múltiplos benefícios. Eles são testados de várias maneiras diferentes: in vitro em células e modelos de pele reconstruída. Em ensaios clínicos e estudos instrumentais onde podemos medir o desempenho do produto.
A tendência “simplicidade sofisticada” traz consumidores cada vez mais exigentes em relação aos ingredientes usados nos produtos e à eficácia comprovada dos ativos. Isso pode exigir das marcas a apresentação de estudos clínicos, pesquisas e uma base científica robusta para ganhar a credibilidade e a confiança de seus clientes?
Os consumidores estão se tornando mais exigentes e demandando transparência sobre os ingredientes e evidências científicas que sustentem as alegações dos produtos. Estudos clínicos robustos e pesquisas são essenciais para construir credibilidade e confiança. Todos os nossos produtos têm grandes plataformas de teste realizadas por terceiros independentes, para que possamos provar o que afirmamos. Por trás de cada alegação de produto há um estudo!
Ao priorizar a eficácia, os consumidores devem dar preferência para a qualidade e os resultados em relação à quantidade de produtos. Nas embalagens, linhas limpas, cores suaves e estética elegante serão mais valorizadas por criarem uma sensação discreta de luxo e transmitirem uma imagem de produtos premium?
A embalagem desempenha um papel significativo na comunicação da imagem da marca e do valor percebido. Ela também é uma parte importante da experiência de uso de um produto. Uma embalagem bem projetada facilita o uso do produto e também desempenha um papel funcional importante, pois protege a fórmula da degradação. Mas, além da funcionalidade, uma embalagem minimalista e elegante muitas vezes ressoa com os consumidores que buscam "simplicidade sofisticada" e uma sensação de luxo.
Como a marca alia sensorialidade com alta performance, ciência e tecnologia para ser líder global na categoria?
Para a Lancôme, isso é mandatório! Nós nos esforçamos para criar produtos que sejam tanto eficazes quanto agradáveis de usar. Isso envolve equilibrar cuidadosamente formulações científicas com texturas luxuosas, fragrâncias atraentes e embalagens esteticamente agradáveis para melhorar a experiência geral do consumidor.