Procedimentos estéticos: artista questiona a indústria da beleza
Muito tem se discutido sobre os procedimentos estéticos e qual seriam os seus limites. Apesar de ser uma opinião muito subjetiva, não podemos deixar de falar que milhares de mulheres se sentem pressionadas a fazer "retoques" para melhorar sua imagem.
Só que pesar na mão na hora de fazer essas "alterações" pode ser bastante negativo. As caraterísticas naturais do rosto são perdidas e o processo pode desencadear uma dismorfofobia (ou o vício em cirurgias plásticas) - sem mencionar que algumas pessoas nunca ficam satisfeitas com os resultados!
Uma artista inglesa, Mat Maitland está questionando esse lado obscuro da indústria da beleza. Com uma série de obras, ela reimaginou diversas estrelas consagradas do cinema e cultura pop nos atuais padrões de beleza. De princesa Diana a Audrey Heprun, cada uma recebeu lábios carnudos, sobrancelhas com botox, maçãs anormalmente salientes e até mesmo o polêmico foxy eye.
Em uma entrevista com a revista "Paper", a artista disse que "Sempre fui fascinada por pessoas que levam a beleza ao extremo. Um de meus heróis, Michael Jackson, explorou a ideia de transformação no início de sua carreira. As abordagens cosméticas da beleza eram restritas a celebridades e os mega ricos, mas agora se tornaram mais acessíveis. Em todos os lugares que você olha, há evidências desses ideais contemporâneos de beleza. Você pode observar o novo normal em todo o mundo. Isso é o que me fez pensar sobre a identidade em nosso mundo contemporâneo. Comecei a imaginar algumas das estrelas mais idolatradas adotando procedimentos e tendências cosméticas se ainda estivessem vivas hoje. Celebridades do passado alterando sua aparência icônica para se encaixar nos ideais mais clones de hoje."
Aqui abaixo você conhece mais detalhes do projeto:
Audrey Hepburn
Elizabeth Taylor
Marilyn Monroe
Grace Kelly