Beleza

Cabelo cacheado: cortes para você se inspirar!

Para cabelos cacheados compridos, médios ou curtos, conheça cortes e dicas para dar um up no visual!

hair person adult female woman black hair face head
Foto: Instagram @slickback_buttahtoast)

O corte de cabelo é, definitivamente, uma das marcas mais visuais que uma pessoa pode ter – afinal, o cabelo é a identidade de grandes estrelas, como Rita Lee, Amy Winehouse, Tina Turner e Grace Jones. O cabelo é transformador na aparência, e não à toa muitas pessoas sentem a necessidade de trocar o corte quando estão passando por algum momento de transição na vida.

Para quem tem cabelo cacheado, as opções de cortes de cabelo se diversificaram ainda mais nas últimas décadas, uma vez que tem se tornado cada vez mais comum encontrar cabeleireiros especializados em cortes de cabelos cacheados. E, se você está buscando inspirações de cortes para cabelos cacheados, veio ao lugar certo!

Foto: Instagram @slickback_buttahtoast)

Primeiro passo: comprimento do corte


A primeira coisa para você decidir sobre o seu novo corte de cabelo é o comprimento que você quer deixar. 
Isso vai muito também do seu gosto para a sua aparência e também do seu estilo de cachos – geralmente, cabelos curtos tendem a deixar os cachos um pouco menos definidos, uma vez que o próprio comprimento dos cachos também é menor. Mas isso não significa que o seu cabelo curto possa ser menos definido – pelo contrário, existem várias técnicas de cortes para deixar as madeixas ainda mais bonitas e cheias. 

Foto: Instagram @beautyconamor)

Escolhido o tipo de comprimento, é só você escolher como quer que o seu cabelo fique no novo visual!

Agora, se você prefere cabelos médios ou compridos, o que não faltam são opções! O primeiro passo é definir qual é o comprimento que deseja, ou buscar por auxílio de um cabeleireiro de confiança, mas, se ainda estiver em dúvidas sobre qual comprimento e qual tipo de corte escolher, aqui traremos algumas referências a você!



Tipos de corte para cabelos curtos

O cabelinho curto é muito usado por quem está enfrentando a fase de transição capilar e pretende fazer o big chop, mas muitas pessoas também o escolhem por ser prático e sempre moderno. Dentro do espectro “cabelos curtos”, temos vários tipos de cortes, como, por exemplo:



Corte tipo chanel

Esse tipo de corte é um clássico dos cabelos curtos, e é caracterizado pela base reta. Naturalmente, esse corte tende a deixar os cachos mais volumosos, então vale a pena investir em bons produtos de definição.

Foto: Instagram @sarawithav

Pixie Cut

Também chamado de “joãozinho”, o pixie cut deixa a nuca e as laterais cortadas de forma baixinha, enquanto o topo e a frente do cabelo ficam volumosos, com os fios repicados para dar mais movimento. No entanto, trata-se de um corte de manutenção um pouco chata, uma vez que os cabelos crescem rápido e por isso pode ser necessário ir ao salão todo mês.

Foto: Instagram @katrisharose

Formato de coração (ou “heart shaped”)

O nome desse corte tem exatamente o formato dele: o topo do cabelo fica mais redondo, de forma que os cachos formem bastante volume, e as laterais tendem a ser cortadas em camadas. A nuca, por sua vez, fica mais baixinha, e no final, o cabelo cria um aspecto similar ao de um coração.

 


Tipos de corte para cabelos médios

Quem prefere deixar as madeixas mais próximas dos ombros também pode encontrar uma série de opções de cortes que valorizam o cabelo crespo ou cacheado com bastante versatilidade. São algumas opções:

 


Wolf cut e shaggy hair

O queridinho das influenciadoras digitais, o “corte de lobo” é um corte em camadas mais moderno que traz consigo uma franjinha curta. O corte dá um movimento único para o cabelo e pode exigir um trabalhinho a mais para deixar os cachos sempre definidos.

Já o shaggy hair, que se tornou bastante popular com a atriz Juliana Paes, também tem o corte em camadas com uma franja, mas com os fios mais compridos e mais volumosos.

Foto: Instagram @tatumshanehair
Foto: Instagram @480hairsalon

Corte degradê

Bastante parecido com o heart shaped, o corte degradê tem os fios mais compridos e destoa do formato de coração por isso. Esse tipo de corte é muito bom para dar volume ao cabelo, com bastante movimento.



Corte long bob

Com as madeixas ultrapassando os ombros, esse corte tem a parte da frente mais comprida que a parte de trás (mas não muito), e tende a ser um pouco mais “reto”, sem muitas camadas. Ele é ótimo para quem quer um cabelo um pouco mais “comportado” e leve.

Foto: Instagram @daianah_bonaventura

Corte angular

Assim como o heart shaped, o corte angular é para quem quer brincar com as diferentes formas que os cabelos crespos e cacheados podem formar com o corte. 



Cortes para cabelo do tipo longo

Você tem os fios longos e quer mantê-los dessa maneira, mas dando um up no corte? Aqui traremos alguns cortes para deixar sua cabeleira ainda mais bonita sem alterar o seu comprimento:



Corte repicado

Um dos cortes queridinhos das cacheadas, o corte repicado é irregular e deixa um volume incrível no cabelo. Por ter metade dos fios para baixo, o movimento é enriquecido. Aqui, para quem quiser ousar, vale a pena colorir as pontas para ajudar no movimento.

Foto: Instagram @byshabb

Corte reto ou blunt cut

Assim como o long bob, esse tipo de corte deixa o cabelo mais “comportado”, já que tem a base reta e com menos volume. A raiz do cabelo costuma estar mais baixa, e isso facilita separar o cabelo ao meio.



Corte em camadas

Para quem tem os cabelos compridos, vale a pena cortá-los em várias camadas para deixar o volume mais evidente, sem deixar de lado a definição dos fios. Os cachos ficam naturalmente mais volumosos e te ajudam a fazer vários penteados – a ex-BBB Domitila Barros, por exemplo, ousava nos penteados.



Foto: Instagram @bscachos

Dicas para manter os cachos sempre definidos

Para qualquer tipo de comprimento ou corte, vale a pena sempre entender como o seu cabelo se comporta com a rotina de lavagem, secagem e uso de produtos para mantê-los sempre definidos. 

Vale a pena, também, consultar um médico dermatologista para avaliar a possibilidade de tomar colágeno ou produtos que contenham colágeno, porque ele traz benefícios para deixar o cabelo mais brilhoso, vivo e volumoso.



Foto: Instagram @curlofakind

Posts recomendados