Cirurgias estéticas no inverno: quais as mais indicadas
A procura pelas cirurgias faciais é maior neste período frio, segundo especialista
O inverno é a estação mais esperada pelos pacientes e mais indicada por médicos para a realização de cirurgias estéticas devido as temperaturas que se tornam mais agradáveis para a recuperação. Os benefícios também podem ser observados na cicatrização, com mais conforto e tranquilidade. Além disso, o corpo já fica mais preparado para o verão. Portanto, se você quer para curtir melhor o calor, a melhor época para fazer sua cirurgia plástica é o inverno.
Mas se você ainda está em dúvida sobre qual procedimento cirúrgico deve fazer e ainda não se decidiu, chegou a hora. Para nos ajudar, pedimos ao médico cirurgião plástico e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-RJ, Dr. André Maranhão, algumas dicas. “Vale ressaltar que as cirurgias na área facial são altamente procuradas nesta época de temperatura amena, e cada vez mais influenciadas pela utilização dos filtros das redes sociais”, afirma.
Rinoplastia, Blefaroplastia e Face Lifting
A Rinoplastia é o procedimento cirúrgico que tem como objetivo esculpir e melhorar a estética do nariz. Está entre os procedimentos mais procurados pelos jovens e associada às variações anatômicas internas e aos tecidos. Também pode ser realizada por pacientes que possuem desvio de septo. Dentre as mudanças mais solicitadas durante a rinoplastia estão a ponta do nariz (bulbosa ou caída) e o dorso nasal com giba. O tempo de recuperação inicial da Rinoplastia dura 15 dias, com inchaços regredindo progressivamente.
Já a Blefaroplastia é a cirurgia indicada para eliminar o excesso e a flacidez palpebral, sejam inferiores ou superiores. Esta técnica possibilita a remoção de bolsas de gordura e linhas de expressão. A queda da pálpebra superior é conhecida como ptose, sendo muito procurada pelos pacientes. O pós-operatório da blefaroplastia necessita de cuidado redobrado com a área dos olhos e embaixo dos cílios. O tempo de desinchaço após a cirurgia dura em média em 15 dias.
O Face Lifting, entretanto, é a cirurgia plástica que tem como objetivo “levantar” os tecidos da face que se encontram com flacidez muscular, da pele e perda de volume facial. A cútis é reposicionada e seu excesso é retirado após leve tração depois do tratamento das estruturas profundas musculares. Este tipo de procedimento costuma ser realizado em pacientes com mais de 50 anos. E a recuperação completa acontece em torno de 4 meses.
Corpo pronto para o verão
E para quem já deseja chegar no verão com o corpo em dia e está em dúvidas entre abdominoplastia e a lipo HD, é necessário conhecer muito bem cada uma dessas cirurgias e analisar qual delas pode ser realizada.
“A Abdominoplastia é uma cirurgia realizada no abdome para a retirada de excesso de gordura e de pele na região. É importante ressaltar que não tem como objetivo eliminar peso. Porém, há sim uma redução do volume abdominal. A abdominoplastia auxilia a diminuir a flacidez do abdome e também pode remover estrias e cicatrizes do local. Sua recuperação total pode acontecer em 2 meses, em média. Já a Lipo HD (High Definition) é indicada para quem deseja um corpo mais definido, isto é, para quem já possui atividades físicas regulares mas não consegue atingir o nível máximo de definição. Além de remover o excesso de gordura localizada, esta cirurgia atua na definição dos contornos musculares. Mas é necessário destacar que é preciso ter um estilo de vida totalmente saudável, regrado e que o paciente já tenha o hábito de praticar atividade física para que não aconteça o objetivo oposto. Após 20 dias de cirurgia, o paciente já pode retomar às atividades físicas”, ressalta André Maranhão.
Para quem deseja investir nas próteses mamárias no inverno é importante saber que o tempo de recuperação nesta estação é o mesmo.
“A vantagem é que a paciente já chega no verão pronta para curtir os dias de sol e totalmente recuperada. Após a colocação do implante mamário simples, a recuperação inicial ocorre em 10 dias, em média, porém se houver a retirada de pele para "mastopexia", há necessidade de repouso com os braços nos primeiros 20-30 dias e devem ser evitadas atividades físicas exageradas, principalmente as que utilizam a musculatura peitoral”, explica o médico.