Dicas de expert para cuidar dos cabelos loiros em casa
Luminosos e radiantes, os cabelos loiros são capazes de elevar qualquer visual e deixar os fios com uma aparência ensolarada e poderosa durante todo o ano. Seja em versões platinadas, peroladas ou douradas, são diversas opções de tonalidades que podem transformar os cabelos e nos levar a uma nova era. Mas toda transformação capilar tem consequências, e mesmo durante a fase de isolamento social em que os salões de beleza estão fechados é necessário cuidar dos cabelos loiros em casa para poder deixá-los saudáveis e poderosos.
"O cabelo loiro precisa de muita atenção e o tratamento deve ser feito o ano inteiro. Não pode cuidar só no verão e depois que volta do mar e da piscina, tem que cuidar no inverno, outono e primavera” revela Marcos Proença, cabeleireiro expert em loiros.
O profissional revela que é importante cuidar dos fios antes e depois de realizar a química e aconselha “É possível aproveitar os dias de lockdown para fazer um spa day e brincar de alquimia; misturando máscaras, ampolas, óleos e fazendo tratamentos no cabelo para deixá-lo cada vez mais macio, brilhante e saudável”.
E como fazer tudo isso e alcançar o visual tão sonhado de fios tratados em salão? Marcos Proença compartilha 4 dicas de expert para cuidar dos cabelos loiros em casa. Confira!
-
Como evitar que o cabelo fique verde na piscina
Em momento de férias ou de lockdown que as pessoas estão em casa de campo, fazendas e até na praia, quando elas entram na piscina, o cabelo fica esverdeado. Isso é muito comum!
A primeira dica para evitar que isso aconteça, é molhar o cabelo e passar um leave in antes de entrar na piscina. Esse leave in pode ser proteínas, silicone e óleos que ajudam a proteger o cabelo antes dele entrar em contato com a água da piscina.
Se você viu essas dicas só depois e o cabelo já esverdeou, aí não tem jeito, precisa de um profissional! Existem truques na internet que falam que é possível colocar ketchup, aspirina e leite que eles ajudam a reduzir o esverdeado. Se é mito ou não... muitas clientes falam que tentaram e amenizou o problema, mas, de qualquer forma, quando você voltar para a cidade, o ideal é você procurar o seu cabeleireiro.
-
A importância do corte
Se as pontas do cabelo estão extremamente fragilizadas e sensibilizadas, chegou o momento da tesoura, não tem jeito. Um bom corte pode fazer milagres no cabelo loiro, mesmo que seja pouca coisa, de 1 ou 2 centímetros.
-
Torne a umectação sua melhor amiga
Você pode aplicar óleos no cabelo na hora de dormir, é uma umectação caseira e faz milagres. É possível aplicar o óleo depois de lavar o cabelo, basta lavar normalmente com shampoo, condicionador ou uma máscara, enxaguar bem para não sobrar resíduos dos produtos, tirar o excesso da água com uma toalha e encher o cabelo de óleo do comprimento para as pontas - nunca na raiz!
Se você lavou o cabelo durante o dia e quer fazer isso a noite, não tem problema, pode aplicar o óleo no cabelo seco também e deixar ele a noite inteira. É comprovado que produtos de pele noturnos têm uma ação diferente dos diurnos porque temos menor contato com o sol, poeira, ar condicionado de locais públicos e etc, e com o óleo é a mesma coisa. Quando aplicado à noite, você consegue resultados maravilhosos, o cabelo fica mais maleável, macio e brilhante. De manhã basta lavar normalmente e está feito o tratamento!
Se o cabelo estiver muito sensibilizado, eventualmente, nem é necessário lavar no dia seguinte porque ele irá sugar o óleo. Lembrando que pode aplicar o óleo somente no comprimento e pontas e não na raiz!
-
Cuidado com a temperatura do secador!
Quando estamos em casa, no dia a dia, e usando o nosso secador, nós sabemos mais ou menos a potência e jato ideais para o nosso cabelo. Já quando você vai ao salão, é o profissional que deve tomar cuidado e fazer uma escova ou secar o seu cabelo com segurança. Mas, quando estamos de férias, em um hotel, fazenda, praia ou casa de amigos, podemos acabar usando um secador diferente ou até mesmo usar o nosso, mas com uma energia diferente. Isso pode deixar o jato mais quente e muitas pessoas relatam que o cabelo ficou ressecado ou queimou por conta disso. Sendo assim, vale a pena deixar o jato do secador no morno e usar o leave in para proteger o cabelo do calor."