Acne: você vai se surpreender com essas 5 causas
Você sabia que alguns de seus consumos e hábitos diários podem afetar diretamente no aspecto de sua pele? A acne, por exemplo, é uma das alterações mais comuns e, é claro que como alguns problemas de pele, existe uma predisposição genética para ela, resultando em algumas inflamações mais ou menos graves em cada pessoa.
Segundo o geneticista Dr. Marcelo Sady, essa influência genética está ligada a um processo inflamatório, geralmente por conta do gene TNF-alfa, que se associa com o maior ou menor risco de acne dependendo do genótipo - conjunto de genes que não são modificados naturalmente.
“Quando essa influência genética é forte, o paciente deve tomar mais cuidados, já que existem alguns gatilhos que causam ou pioram a acne e as pessoas nem desconfiam”, afirma o Dr. Lucas Fustinoni, médico divulgador científico nas áreas de Tricologia e Estética e membro da World Trichology Society.
Pensando assim, com a ajuda dos especialista, listamos os 5 causadores de acne - e os mais improváveis na visão dos pacientes. Confira!
Molhos para frutos-do-mar
Se você é fã de frutos-do-mar, sushi e demais alimentos temperados com molho shoyu, saiba que você pode estar provocando acne na sua pele. De acordo com o Dr. Lucas Fustinoni, isso ocorre devido ao excesso de iodo presente tanto no shoyu quanto nos peixes que também podem estar contaminados com metais pesados, provocando inflamação no corpo e estimulando a glândula sebácea a produzir mais sebo, deixando sua pele com aspecto oleoso.
Suplementos de academia
Um dos produtos mais consumidos pelos frequentadores de academia é o Whey Protein e existem estudos que demonstram que essa proteína derivada do soro do leite pode provocar picos de insulina que estimulam a produção de sebo e afetam a absorção de glicose. Isso também ocorre com o uso da maltodextrina, um tipo de açúcar usado como suplemento por atletas para recuperar os níveis de açúcar no sangue. A creatina, por sua vez, provoca o aumento do DHT, gerando queda de cabelo e oleosidade na pele. Contudo, os hormônios anabolizantes são os piores quando o assunto é acne e espinhas.
Anticoncepcionais
O anticoncepcional é outro grande vilão causador da acne. Em resumo, existem três grupos de anticoncepcionais que pioram muito a acne: a injeção trimestral, a injeção mensal e o DIU de Mirena. Esses tipos de anticoncepcionais são terríveis quando o assunto é aumentar a oleosidade e a acne. Porém, o mesmo vale para as mulheres que vivem recorrendo à pílula do dia seguinte como método contraceptivo. Pois, todos esses hormônios são derivados da progesterona, que, por sua vez, possui uma parte androgênica que estimula a oleosidade e a acne.
Barrinhas de cereais
Muita gente acha que as barrinhas de cereais são opções saudáveis e inofensivas. No entanto, elas são repletas de carboidratos simples disfarçados de comida saudável. Sabemos que alimentos de alto índice glicêmico produzem picos de insulina que induzem a produção de hormônios masculinos. Resultado? Há um estímulo à produção de oleosidade.
Fronhas de algodão
Atos simples do dia a dia que você nunca imaginou que poderiam interferir na saúde da sua pele, não é mesmo? À medida que friccionamos a pele contra a fronha, ela é estimulada a produzir mais sebo. “Com isso, a fronha se torna uma verdadeira colônia de bactérias que deixam o seu rosto cheio de acne e com inflamação. O ideal para pacientes com acne é investir em fronhas de seda e lavá-las regularmente para evitar o acúmulo de bactérias”, finaliza o Dr. Lucas.