Lábios ressecados no inverno: como tratar?
Frio e tempo seco acabam deixando os lábios mais ressecados. Saiba como tratar e prevenir durante o inverno
Lábios ressecados ou rachados? Quem tem sabe que nada pior do que estar com lábios secos. Ao contrário do que muita gente sabe, são bastante comuns e não é só no inverno que eles sofrem.
No entanto, existem alguns cuidados fáceis e que podem ajudar muito! Entrevistamos o Dr. Abdo Salomão Jr., dermatologista e sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que explica o que pode ser e como resolver. Confira!
O que pode causar o ressecamento dos lábios?
Várias são as causas. Hoje em dia, como estamos mudando de estação e logo vamos entrar no inverno, os lábios começam a ficar muito ressecados. Além da umidade do ar baixa e as baixas temperaturas, o ar condicionado e o vento podem piorar ainda mais. Os fatores genéticos também contam, tem pacientes que assim como a pele mais ressecados tem os lábios também.
O que é bom para o tratamento?
Além de uma boa hidratação corporal de uma forma geral é bom tomar água, pois quando estamos desifratados, todos os tecidos do corpo desidratam.
Algumas medidas práticas:
1- Banho rápido, com água morna com duração aproximadamente por 5 ou 6 min – o ideal é um banho só por dia, pois quanto mais tempo ficar no banho, mais tempo resseca a pele e os lábios.
2- Protetor solar labial ajuda demais a hidratar - hoje a principal estratégia é usar um protetor labial que já é hidratante também, são extremamente eficientes.
Eu particularmente deixaria os hidratantes labias para a noite e durante o dia usar um protetor solar e que ao mesmo tempo seja um hidratante. Existem vários!
O que a aparência dos lábios pode mostrar sobre a nossa saúde?
Quanto mais linhas houverem nos lábios, mais aparenta um aspecto envelhecido. E quanto mais seco estiver o lábio, mais essas linhas ficam em evidência. O tabagismo também denuncia a própria condição clínica de saúde da pessoa. Sem contar que é no vermelhidão dos lábios que começam aquelas linhas, que popularmente chamam de código de barra, e acabam indo até a pele - começam nos lábios.
É possível ter os lábios ressecados no calor ou isso só acontece nos tempos mais frios?
Claro que é possível. Particularmente tem paciente que fica muito em ambiente com ar condicionado, que viajam por longo período de carro com ar condicionado ou em avião. E ainda exitem pacientes que tem uma tendência genética disso acontecer. Isso é mais comum do que se imagina.
Como hidratar os lábios e mantê-los jovens?
A forma mais inteligente é durante o dia é usar o hidratante que já é protetor labial, isso é fundamental e durante a noite usar essas ceras e produtos específicos para hidratação profunda do lábio
4 hábitos simples para evitar o ressecamento dos lábios ?
1- banho rápido, água morna e 1 por dia na medida do possível
2- ao escovar os dentes, quanto menos a pasta dental ficar em contato com os lábios melhor. A pasta é muito cáustica e ela causa ressecamentos dos lábios também
3- usar o protetor solar. O sol pode ressecar as glândulas sebáceas
4- evitar a incidência do ar diretamente no rosto, porque pode ressecar a pele, os olhos e os lábios.
Beber água pode ajudar a hidratar?
Pode ajudar se o paciente estiver desidratado, mas não é tomar água em excesso que os lábios vão ficar mais hidratados.
Acordar com a boca seca é um fator?
Geralmente isso acontece quando o paciente dorme com a boca aberta e mais comum em pacientes que roncam, que tem apneia ou que estão a cima do peso. Mas isso faz com que ao acordarem, os lábios e a boca estejam extremamente ressecados.
E a exposição ao sol, acaba prejudicando os lábios e deixando eles mais secos?
Com certeza. O sol tem uma série de ação sobre a pele e principalmente sobre os lábios. Ele atrofia as estruturas e as glândulas sebáceas de tal forma, que os lábios ficam muito ressecados além de causar destruição da célula que produz o colágeno, aumenta a flacidez e consequentemente as rugas.