Dior: documentário dos bastidores da fabricação de perfumes Nose
Se o know-how das casas de luxo é muitas vezes destacado por documentários excepcionais, este último diz respeito às profissões da costura. No entanto, muitas casas históricas também oferecem fragrâncias da alta perfumaria, o equivalente à alta costura para perfumes. É o caso da Dior , que, além de suas fragrâncias mais populares, e outras excepcionais que só podem ser encontrados nas lojas e não nas perfumarias.
Pela primeira vez em um documentário, a prestigiosa Maison Dior desvenda os bastidores da criação de seus perfumes. Viajantes de coração, os diretores Arthur de Kersauson e Clément Beauvais acompanharam François Demachy , perfumista-criador da marca, por dois anos e em 14 países, de Grasse, a capital mundial do perfume, às fronteiras do tempo mundial das viagens em busca de inspiração e as mais preciosas matérias-primas. Íntimo e abundante, NOSE é um filme atípico, um "filme de cheiro bom" generoso e sensorial que levanta o véu sobre uma das profissões mais secretas do mundo.
This is a modal window.
Jornada visual e olfativa
Durante 1h10, o espectador é assim levado a uma viagem educativa pelo mundo, nas pegadas do famoso perfumista. Se o documentário convida para uma fuga bem-vinda em um momento em que confinamentos e proibições de viagens pontuam nossas vidas, é antes de tudo para uma verdadeira educação na arte do perfume que é convidado. Nose permite que você aprenda uma série de características específicas do setor, e domine quando você está "nariz". A diferença entre as notas de topo, meio e fundo, mas também entre uma eau de toilette, um perfume e uma colônia ... Descobrimos em particular que o mundo do perfume está próximo do mundo da música, em particular com esta noção de "notas". Cada perfume é composto de notas de fundo, como é uma partitura.
Para além do seu carácter educativo, o NOSE te permite entrar realmente na pele do “nariz” de uma casa grande, desde a dificuldade de aprender o ofício, à colheita de flores e componentes de perfume pelos Agricultores. No dia 1º de setembro, colhemos o jasmim, no dia 2 de maio a rosa e, em fevereiro, a bergamota.
Por fim, através das suas imagens sublimes e momentos de partilha onde descobrimos que a indústria da perfumaria anima comunidades que transmitem os seus saberes de geração em geração, a NOSE consegue devolver à profissão de agricultor as suas cartas de nobreza, ainda muitas vezes tidas como trabalho de segunda classe. Dos colhedores de rosas de maio de Grasse à bergamota da Calábria, ou mesmo aos mestres da extração em Robertet, NOSE é uma viagem incrível onde descobrimos acima de tudo a importância capital dos elos humanos que se tecem em torno de 'um desejo comum: o de criando beleza em um despertar.