Beleza

Pele de verão: evitando a flacidez e manchas causadas pelo sol

A exposição solar exagerada também pode ser gatilho de doenças mais graves, como o câncer de pele 

Camila Queiroz
Foto: reprodução instagram @camilaqueiroz

É uma delícia pensar que estamos na época mais iluminada do ano. Isso faz com que os amantes do sol se joguem com tudo em praias, parques e piscinas em busca de momentos de prazer e bronzeado. O problema é que o sol em excesso pode causar flacidez cutânea, manchas e ainda, quando cumulativo, aumentar as chances de desenvolvimento de câncer em nosso maior órgão, que é a pele.

Confira as dicas de experts para passar o verão com a tez em dia: entre saúde e beleza

clothing apparel person human sunglasses accessories wood shoe footwear sitting
Foto: Pexels

Abuse do protetor:

O filtro solar é um item indispensável em qualquer época do ano. Seu uso se transforma em algo ainda mais importante durante o verão. “Deve-se utilizar aqueles com FPS igual ou maior do que 30. Para o corpo, temos algumas boas apresentações em loções e sprays, que facilitam a espalhabilidade do produto. Já para o rosto, é importante observar que o filtro seja adequado ao tipo de pele (oleosa, mista ou acneica, por exemplo)”, explica a dermatologista Ana Paula Fucci. 

bottle
Foto: Pexels

Ao contrário do que muitos imaginam, dias nublados também exigem o uso do filtro solar. “Neles a insolação pode ser menor, algo em torno de 40% a menos. Entretanto, a emissão de raios ultravioleta independe de o céu estar ou não ensolarado, exigindo o uso do protetor da mesma forma”, diz Renato Pazzini, dermatologista.          

Correndo da marquinha

A má notícia para quem ama aquele aspecto de cor da pele beijada pelo sol é que qualquer bronzeado é danoso. “O bronzeado deve ser evitado, principalmente se adquirido usando produtos que aceleram o processo. A exposição solar, quando ocorrer, deve ser por pouco tempo (uma média de cinco minutos) e nos melhores horários, isso pensando mais nos benefícios do sol do que na mudança de cor da pele”, alerta a dermatologista Gislaine Sales Gomes Lara. 

clothing apparel sleeve person human female long sleeve lingerie underwear
Foto: Pexels

Mas como fazer se eu quero um tom bronzeado no verão? Para isso, os dermatologistas indicam os cremes que bronzeiam sem sol. Eles são como uma maquiagem temporária, saindo em alguns dias, porém sem trazer os prejuízos da exposição excessiva aos raios ultravioleta. "Os bronzeadores artificiais (autobronzeadores ou os do tipo a jato) funcionam a partir de uma reação química com substâncias presentes na pele, sendo uma alternativa segura para quem gosta que ela fique mais dourada," afirma a dermatologista Fernanda Porphirio, da Clínica Vanité. 

Queimaduras

Se mesmo com todo o cuidado você perceber que sua pele está vermelha, ardendo ou descamando, evite se expor novamente ao sol. “A pele já está danificada e precisa de iniciativas que busquem sua renovação e recuperação, como o uso de produtos pós-sol (trazendo alívio imediato), da água termal e de hidratantes mais densos, em cremes ou manteigas”, diz a dermatologista Luciana Garbelini.

Dicas de ouro

Confira como não errar na proteção solar neste e em outros verões, de acordo com a ciência:

  • Aplique o protetor solar meia hora antes da exposição. Se tiver contato com a água, é necessário reaplicá-lo. Caso contrário, ele precisa também ser reaplicado a cada duas horas; 
  • Evite se expor ao sol em horários de maior incidência de raios UV (entre 10h - 16h);
  • Aposte em acessórios com proteção UV, como chapéus, óculos e barracas de praia;
  • Abuse da hidratação no pós-sol, para reparar possíveis danos solares e perda de nutrientes;
  • Pessoas com manchas na pele conseguem se proteger melhor com fotoprotetores com cor; 
  • Não esqueça de passar filtro solar em pés, orelhas e couro cabeludo (protetor capilar ou filtro, para pessoas sem cabelos na região), pois são áreas negligenciadas e que podem desenvolver desconfortáveis queimaduras solares. "As piores lesões de queimadura são em dias fechados. É comum acreditar que não há radiação solar e acabam descuidando, então é preciso ter atenção", explica o dermatologista Dr. Alberto Cordeiro, à frente da Clínica Hōraios;
  • Para quem vai praticar atividade física ao ar livre, o ideal é usar protetor solar com fator mínimo de FPS 30, com proteção dupla (UVA e UVB), resistente à água e não esquecer de reaplicá-lo após considerável transpiração. 
clothing apparel person human swimwear bikini female
Foto: Pexels

Galeria de produtos para se proteger no verão, entre filtros, hidratantes, calmantes e dermocosméticos com propriedades regeneradoras:

  • Suncare Powder FPS 30, Care Natural Beauty, pó translúcido com proteção contra radiação UVA e UVB. Com extrato de Camélia e de Orquídea, potentes antioxidantes. 
  • Filtro Solar Facial Perfectionist Pro Multi Defense UV, Estée Lauder. Com proteção UVA/UVB e ativos antioxidantes. Além de formar uma barreira contra a radiação, essa emulsão em gel à base d’água também atua contra a poluição e a luz azul externa. 
  • Minesol Oil Control, Neostrata: Protetor solar que reduz em até 86% a oleosidade da pele em 28 dias, segundo estudos conduzidos pela marca. Contém neoglucosamina, ativo para uniformizar a pele.
  • Protetor Solar Mineral FPS 30 Ekos Buriti, Natura: proteção solar em creme 100% mineral e com ativo rico em betacaroteno, estimulando a proteção natural da pele. 
  • Hydro Oil, ISDIN: Com FPS 30, ação hidratante e absorção imediata, ele é uma mistura de protetor solar com autobronzeador com tecnologia pro-melanin, corando a pele sem que ela passe por danos solares.
  • Beauty Expert Sensitive, Nivea Sun: protetor solar com FPS 50 e que também minimiza os efeitos nocivos da luz visível. Com fórmula especialmente desenvolvida para pessoas de pele sensível, pois não possui corantes, perfumes ou conservantes.
  • Mat Perfect Clareador, Avène: protetor solar dermatológico, com FPS 70 e ação tripla anti-manchas, ou seja, atuando também na uniformização de manchas solares e até mesmo do melasma. 
  • Hidratante Facial Multibenefícios FPS 30 Tye, Salon Line: hidratante com protetor solar de acabamento invisível e toque seco. 
  • Red Orange Complex, Galena: de origem natural, antioxidante oral que atua na uniformização da pele, evitando manchas e melhorando sua firmeza. 
  • Mat Perfect Clareador FPS 70, Avène: protetor solar que diminui o tom de manchas e previne o surgimento de novas marcas escurecidas. Indicado para quem sofre com o melasma e manchas solares. 
  • Sun Oil Control FPS 60, Eucerin: protetor solar fator 60 ideal para o uso de quem possui a pele oleosa e com tendência à acne, pois tem toque seco, ativo antioxidante e sebo regulador. 
  • Revitalize Sleep Reverse, Dermatus: dermocosmético livre de parabenos e vegano com ação restauradora, renovadora (com retinol-like de origem vegetal) e capacidade de amenizar o aspecto dilatado dos poros. 
  • CB2 Wellness Balm, Anna Pegova Paris: bálsamo facial calmante e anti-inflamatório. Ideal para pessoas com pele sensível, com dermatite, rosácea e vermelhidões. Com fitocanabinóides, esqualano vegetal e prebióticos. 
  • Coffee Scrub, Skelt: esfoliante corporal com um blend de ingredientes antioxidantes, como o óleo de café e emolientes, promovendo renovação e hidratação.
 
 
 
 

Tags

Posts recomendados