Fronha de seda é a sua melhor aliada de beleza?
Usar uma fronha de seda pode até parecer uma escolha extravagante mas, muito além de sua maciez e delicadeza, o tecido pode trazer uma série de benefícios de beauté. Elogiado por muitas estrelas e recomendado por especialistas em beleza de todo o mundo, eles podem melhorar tanto o cabelo quanto a pele, oferecendo resultados poderosos.
A fronha de seda pode trazer uma série de benefícios tanto para o cabelo quanto para a pele, entre eles pelo fato de que, ao contrário do algodão, a seda não pega no cabelo e não marca o rosto. Isso significa que você pode dizer adeus ao cabelo desgrenhado na manhã seguinte e às marcas de travesseiro na bochecha!
Além disso, a seda ajuda a reduzir o atrito e consequentemente o frizz e a quebra do cabelo, e ainda previne rugas. Outra grande vantagem? Ao contrário do algodão, a seda não absorve a umidade do cabelo ou dos cremes noturnos que você aplica na pele antes de dormir.
Mas isso não é tudo! De acordo com Clara Vilarem, criadora da marca Venus & Gaia “a seda contém naturalmente 18 aminoácidos em sua proteína, o que permite que a pele e o cabelo se regenerem de dentro para fora e aumenta a produção de colágeno. Também é antibacteriano, hipoalergênico e termorregulador”.
Para aproveitar todos os benefícios da seda, a composição da sua fronha deve ser 100% cetim seda. Então, devemos verificar o número de “momme”, que é a unidade de medida que indica o peso da seda.
“É preciso levar no mínimo 19 mommes, o que garante boa qualidade e longevidade. O 25 momme é a unidade mais elevada e qualitativa. A seda fica então muito mais grossa porque há mais fios na tecelagem”conta Explica Laure, fundadora da marca Emily's Pillow.
Ela explica também que, além da seda ter vindo historicamente da China “ é lá que se tem conseguido preservar o saber ancestral e o cultivo da amoreira”. Ou seja, são as sedas chinesas que possuem melhor qualidade.
A seda é um tecido muito delicado e, por isso, são necessários certos cuidados. “A melhor forma de lavar a sua fronha é lavando à mão a 30 ° C ou menos. Assim você preserva sua qualidade, brilho e maciez” revela explica Abigail Benton, fundadora da marca inglesa The Big Silk.
Na hora de lavar, é necessário também usar um detergente de lavagem suave com pH neutro, especialmente desenvolvido para a lavagem de seda ou tecidos delicados.
Para secar, evite torcer o tecido. O ideal é deixá-la secar naturalmente sem expor a altas temperaturas, como sol direto ou radiador. Você pode usar um vaporizador ou um ferro aplicando-o frio na parte de baixo do tecido.
Geralmente, as fronhas encontradas no mercado também são laváveis na máquina, mas as marcas sempre recomendam lavá-las a 30° com um ciclo delicado, utilizando uma rede de proteção além de um detergente próprio para a seda.
Compras