Beleza

Protetor solar para cabelo: aprenda o jeito certo de usar

O protetor solar para cabelo é um item indispensável para proteger os fios contra os danos da radiação solar. Especialistas explicam

body part person shoulder
Foto: Reprodução Instagram @larissamanoela

No verão, não basta proteger apenas a pele. É preciso proteger também a região da cabeça! E o protetor solar para cabelo é o produto perfeito para evitar os danos causados pela exposição solar nos fios.

“Por mais que o cabelo seja uma fibra morta, a radiação ultravioleta danifica sua cutícula, deixando-a ressecada, endurecida e encolhida. Além disso, os fios perdem a umidade, ficam enfraquecidos, quebradiços e a cor desbota”, alerta a Dra. Lilian Brasileiro, médica dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

 

Já na região do couro cabeludo, pode haver um aumento considerável na produção de óleos pelas glândulas seborreicas e, no pior dos casos, pode-se desenvolver pintas e até mesmo câncer de pele.

Diante disso, a principal função do protetor solar para cabelo é proteger os fios das agressões solares. O produto deve ser específico para a região da cabeça e deve ser aplicado 20 minutos antes da exposição. 

“O protetor solar para cabelo deve ser aplicado quando o cabelo for sofrer exposição direta do sol, mesmo em dias nublados. Considere necessário reaplicação a cada duas horas, mas caso não seja um dia ensolarado pode estender para 4 horas esse intervalo”, indica o Dr. Danilo Siqueira Talarico, médico pós-graduado em Dermatologia Clínica.

 

Hoje em dia, existem vários produtos capilares com proteção solar, como shampoos e condicionadores. Mas o mais recomendado para a função de protetor é o leave-in. Eles não necessitam de enxágue e podem ser encontrados no formato de spray, mousse, óleo e creme.

“Na hora de aplicar, evite a raiz e concentre o produto no comprimento e na ponta dos fios”, sugere o médico. E mais: aposte sempre na combinação entre a proteção química (protetor solar) e a proteção física (chapéus, bonés e outros acessórios). “A sinergia das proteções fará uma proteção adequada”, acrescenta Dr. Danilo.

 

A cor do fio influencia na absorção dos raios solares?

Sim. De acordo com a Dra. Lilian, o pigmento escuro absorve mais luz e exige maior proteção solar. “Como o cabelo escuro absorve mais radiação UVB, ele pode ter maiores danos que o cabelo claro, que tem uma tendência maior a refletir luz solar e, consequentemente, tem menos ressecamento, menos estrago e menos danos que um cabelo castanho ou preto”, explica.

 

O protetor capilar aumenta a oleosidade dos fios?

Os produtos com maior tecnologia tendem a oferecer uma consistência mais leve. No entanto, se for aplicado no couro cabeludo ou muito próximo a raiz, é possível influenciar na oleosidade dos fios. “Agora, se usado corretamente no comprimento até as pontas não terá esse problema”, pontua Dr. Danilo.

 

Qual a diferença entre protetor solar para cabelo e protetor térmico?

Segundo a dermatologista, o protetor solar capilar tem por objetivo neutralizar a ação do raio UV. Já o protetor térmico é desenvolvido para proteger o cabelo de altas temperaturas. “Ele sempre tem em sua base algum óleo ou silicone, que faz a difusão do calor. Então o protetor térmico é superimportante para casos quando a gente vai usar uma ferramenta modeladora, chapinha, aqueles modeladores”, completa. 

 

Tags

Posts recomendados