Sem filtro: busca pelo “glow” na pele em clínicas dermatológicas
Protocolos para dar aquele “glow” na pele se multiplicam em clínicas dermatológicas. Para entender suas peculiaridades, preparamos um dossiê cheio de estímulo de colágeno.
Está confusa entre tantas alternativas para diminuir linhas de expressão, manchas e flacidez? Realmente a oferta de tratamentos estéticos e dermatológicos é vasta – ela passa por tecnologias com luzes, frequências e temperaturas agindo em distintas camadas da pele, tudo para deixá-la com mais saúde e beleza. Nesse apanhado, separamos algumas opções que estão em alta, que não necessitam de muito tempo de pausa ou que não sejam desconfortáveis durante e após a aplicação.
Liftera: lifting sem cortes
Essa plataforma é uma opção para quem é apaixonada pelos benefícios do ultrassom micro e macrofocado, bastante popular quando o assunto é dar uma levantada na face, sem cortes. “O aparelho gera um pico de energia preciso e estável que estimula uma intensa produção de colágeno, dando firmeza à pele, destacando os contornos e promovendo um efeito lifting imediato”, diz Daniel Dziabas, dermatologista. Além de rosto e papada, o Liftera pode ser aplicado no braço, na gordurinha do sutiã, no flanco, na barriga, no interno da coxa e no joelho. “Por meio de uma tecnologia de disparo digital, a sessão é mais confortável”, completa Daniel. Na prática, o sensorial se assemelha a pequenos choques, tolerável sem aplicação de anestésico para a maior parte dos pacientes. As principais indicações são flacidez facial e de pescoço, queda de sobrancelhas e pálpebras, rugas finas e excesso de gordura nas bochechas e papada. O número de sessões varia de acordo com a faixa etária, com uma sessão anual até os 35 anos e quatro sessões ao ano para pessoas acima dos 55. Ele pode ser realizado em conjunto com outros tratamentos estéticos, porém é necessário conversar previamente com o dermatologista para entender o quadro.
EMFACE: outro up!
Chamado por profissionais da estética como um dos tratamentos faciais mais revolucionários do mercado, o EMFACE criou um frenesi entre as amantes do skincare em sua recente chegada aos consultórios dermatológicos. Ele é um dispositivo que combina a aplicação de energia de radiofrequência (promovendo a produção de colágeno e elastina) e estimulação eletromagnética focada de alta intensidade (para contrair músculos), remodelando a pele e o suporte dos tecidos faciais de uma só vez. O resultado é uma pele mais suave, revitalizada, com a densidade e a qualidade da estrutura muscular melhoradas, o que acarreta um efeito lifting sem cortes. Ele é um tratamento não invasivo, sem agulhas e sem tempo de recuperação. O paciente pode retomar suas atividades diárias após a sessão (de 20 minutos, cada uma). O protocolo completo envolve quatro encontros com intervalo semanal. A principal indicação é a flacidez facial. “O diferencial é que o EMFACE atua ao mesmo tempo na formação de colágeno e na contração muscular, sendo a primeira tecnologia no mundo a fazer isso”, comenta Alberto Cordeiro, dermatologista.
Bio Detox Face e Corpo: tratando e relaxando
Esse é um protocolo elaborado para eliminar células mortas, hidratar e melhorar o aspecto da pele. Sua realização funciona em duas etapas. A primeira consiste no uso do aparelho de radiofrequência Sectum associado ao Modellata na região do abdômen e membros inferiores, incrementando firmeza e definição. A segunda etapa é de cuidado especial com o rosto, com um peeling de cristal aliado ao uso de uma máscara de argila, detox, mais drenagem facial. “O combo ajuda a aumentar a hidratação, melhorando o viço da pele, rugas finas, poros aumentados e contorno da face. A sessão dura, aproximadamente, uma hora e meia e é muito relaxante, sem qualquer tipo de dor ou desconforto”, explica Gustavo Troijo, médico cirurgião da clínica Liv Skin. Segundo o profissional, é um tratamento indicado para ajudar o organismo a eliminar toxinas acumuladas na pele e sistemicamente. O protocolo facial não tem contraindicação, já o corporal não é recomendado para mulheres que usam DIU de cobre ou gestantes.
Zye Laser: tchau, manchas
O Zye Laser é uma tecnologia que oferece a combinação de cinco tipos de laser em uma máquina. “Sua atuação acontece em todas as camadas da pele, da mais profunda à mais superficial. Ele pode oferecer protocolos de sessão única, com pouco ou nenhum tempo de recuperação, além de ser indolor”, diz Ingrid Campos, dermatologista. O laser pode ser aplicado na face, no pescoço e na região do colo. Um de seus diferenciais é que não possui contraindicações em relação à idade, época do ano a ser aplicado ou tipo de pele. Entre as indicações, há melhora da qualidade e da textura da pele, diminuição de manchas e calibre de poros, rejuvenescimento com suavização de rugas e estímulo de colágeno. Além disso, trata lesões pigmentares (escurecidas) e de acne.
Pro Collagen Solon: efeito blur
Tal tecnologia é usada para tratar a camada mais superficial da pele dando um “efeito blur” (como se você tivesse aplicado um primer que minimiza marcas e poros). “Ele ‘engrossa’ a pele, deixando-a com mais viço, melhorando linhas finas. O ideal é realizar uma sessão por semana, em um total de quatro encontros, como se fosse um peeling com ácidos”, orienta Abdo Salomão, dermatologista. O especialista ressalta que a epiderme está em constante contato com o meio exterior, por isso sofre uma série de agressões ambientais. Como resultado dessa interação com o entorno, como luz solar e poluição, a pele vai afinando, por isso é importante tratá-la para manter uma espessura normal por mais tempo.
LaseMD: versátil
Tratar poros dilatados, rugas, manchas, melasma, cicatrizes, estrias e falta de viço da pele, além de auxiliar a minimizar problemas capilares, como alopecias, calvície e rarefação de cabelos, são algumas das aplicações do LaseMD, equipamento que trabalha com tecnologia de Thulium. É por meio dos microcanais abertos, feitos pelo equipamento, que é realizado o chamado drug delivery, técnica de entrega rápida de nanopartículas em pontos internos da pele. A manobra oferece um alto nível de absorção de ativos e tempo otimizado para o resultado. “Esse é o grande diferencial do tratamento, que o torna mais preciso do que a aplicação de séruns e cremes comuns”, diz Gerson Luiz Julio, médico especialista em cirurgia plástica do Ateliê Beauty. Após o procedimento, a pele pode ficar avermelhada e com casquinhas (que não podem ser arrancadas) e necessita de cuidados especiais, como hidratação e uso de protetor solar. Quem fez o LaseMD não pode usar cremes com retinol ou AHA, praticar exercícios intensos, consumir bebidas alcoólicas ou frequentar sauna por uma semana. Para face, colo, pescoço e mãos são indicadas de três a cinco sessões, com intervalo de 15 a 21 dias. Para a região capilar o indicado são 12 sessões, feitas uma vez por semana.
BELEZA: Kimia Nourtajalli.
MODELO: Alinha/Fashion League.
PRODUCÃO: Winteler.
FOTO E STYLING: Negin Sadeghi.