Maquiagem dos anos 70 é tendência para as próximas temporadas
Buscar referências de moda, estilo e cultura nas décadas passadas é uma ótima maneira de prever tendências e ter novas inspirações para elevar a produção. Nos últimos tempos, foi possível notar o retorno do estilo marcante de algumas décadas icônicas, como os anos 1990 e 1960. Agora, chegou a vez dos anos 1970 terem o seu momento de brilho, trazendo glamour e cor para o visual da mulher moderna.
A década de 1970 foi marcada pela explosão de diferentes estéticas e estilos de vida, impulsionados por uma nova geração que defendia a liberdade e o pacifismo. Nesse contexto, surgiu o movimento hippie, popularizado graças ao festival de música Woodstock, que aconteceu no final da década anterior. Além dele, movimentos como o glam rock, imortalizado em figuras como David Bowie, o punk, com estética subversiva, e o disco, que deu voz a grupos sociais oprimidos, foram alguns dos principais marcos da época. Essa crescente de estilos e movimentos sociais era visível na forma em que as pessoas da época se expressavam. A maquiagem era – e ainda é – uma das principais ferramentas usadas na hora de definir o estilo pessoal, e foi uma das marcas na época.
Maquiagem dos anos 1970
Durante o início dessa década, o visual natural era o grande protagonista, com lábio sem aplicação de batons coloridos e cícios levemente marcados, muito por conta do movimento hippie. Essa tendência, entretanto, não durou muito, e logo os olhos se tornaram o destaque principal. As cores de sombra, aos poucos, se tornaram mais coloridas, e, antes mesmo da metade da década, já era possível notar o uso de tons terrosos, como marrom e areia, até metalizados com fundo branco e lavanda, como visto em produções de Debbie Harry, Jane Birkin e Agnetha Fältskog, personalidades muito famosas na época.
Outro detalhe interessante que marcou a estética do período foi uma nova versão do floating liner (delineado flutuante), muito usado durante os anos 1960. Essa técnica consiste na aplicação do delineador logo acima da pálpebra móvel, na “dobrinha” do olho, ao invés de posicionado rente aos cílios, como de costume. Na década de 1960, figuras como Twiggy e Sharon Tate incluíram a tendência em suas maquiagens, que marcaram época. Já em 1970 essa tendência aparece de maneira mais sutil, consistindo no côncavo, área entre o ossinho da sobrancelha e a pálpebra móvel, bem marcado com o uso de uma sombra de tom mais escuro do que a usada no restante da maquiagem. Cher usava esse truque de maneira mais acentuada, enquanto Farrah Fawcett apostava em um visual mais natural, por exemplo. Esse truque fazia com que o olhar ficasse destacado e natural ao mesmo tempo. Cílios bem marcados também apareciam com frequência. Nos lábios, o uso de tons avermelhados, glitter e gloss era o mais usado, combinando com o contexto criativo e livre. As sobrancelhas também seguiam um estilo específico, sendo bem desenhadas e marcadas com lápis.
Além da maquiagem, considerada “padrão” da época, era possível buscar inspiração em outros movimentos. O glam rock, por exemplo, é lembrado pelo glitter e os tons muito saturados, escolhidos para impressionar, com produções que eram usadas tanto por homens, quanto por mulheres. Já o punk tinha uma maquiagem carregada, com o uso de lápis de olho e um estilo de delineado marcante.
Como aplicar essa estética atualmente
Fashionistas e influenciadoras já têm deixado claro que a maquiagem da década de 1970 é uma tendência para ficar de olho nos próximos meses. O uso do delineado gráfico e ousado, combinado com cores chamativas e a presença de glitter e gloss, já tem sido incorporado no visual de figuras de diferentes idades, aparecendo com frequência nas redes sociais.
Para quem prefere uma maquiagem menos extravagante, a dica é apostar em uma única tendência, que será o destaque da produção. O uso de uma sombra colorida e bem acabada, por exemplo, transforma a maquiagem, e pode ser combinada com um batom de tom natural para deixar a composição mais madura. O delineado diferente é outra tendência que pode ser usada em qualquer idade ou ocasião.
Para quem quer reproduzir o estilo da época, é possível encontrar muitas coisas interessantes em casas de leilões e lojas de artigos vintage e retrô. Peças de vestuário produzidas e comercializadas na época, embalagens de produtos e cosméticos que não são mais encontrados hoje em dia e até artigos usados por personalidades da época são alguns dos achados.