Well-Aging: descubra essa tendência do mercado de beleza
Tratamentos Well-Aging rejuvenescem de maneira natural, saudável e não invasiva, focando na pele como um todo para combater linhas finas, clarear manchas e melhorar o aspecto geral do tecido cutâneo
Você já ouviu falar sobre tratamentos well-aging e pró-aging? Essa tendência do universo da skincare é a favor do “envelhecer bem”, ao invés de trazer uma visão anti-envelhecimento. Essa nova visão está ganhando cada vez mais adeptas que focam no beauty health, ou seja, na manutenção da saúde do tecido cutâneo como uma forma de prevenir ou até mesmo combater questões como as linhas de expressão e manchas.
O que é o beauty heath?
“Beauty health é a tendência da beleza saudável, que preconiza a associação de bons hábitos de vida, incluindo uma alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e cuidados com a pele, no mínimo limpeza, hidratação e fotoproteção, para manter a saúde da pele em dia. Com a pele saudável, a beleza é uma consequência”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Essa é uma estratégia de tamanha importância que já podemos observar o surgimento de tratamentos inovadores que possuem justamente esse objetivo: promover rejuvenescimento através do cuidado com a saúde da pele. É o caso do HydraFacial, uma experiência exclusiva de hidrodermoabrasão que, se realizada regularmente, é uma grande aliada no combate aos sinais do envelhecimento.
Segundo a dermatologista Dra Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, este tratamento oferece a “desobstrução dos poros e melhora da hidratação e vascularização da pele, o que aumenta a penetração e, consequentemente, eficácia dos cosméticos utilizados diariamente na rotina skincare, além de potencializar a entrega dos nutrientes que adquirimos por meio da alimentação. Tudo isso se traduz em uma pele mais saudável, exuberante e jovem, com menos linhas e manchas”, destaca a médica. O HydraFacial é um exemplo de tratamento que pode ser considerado como “well-aging” ou “pró-aging”.
Entenda o well-aging e pró-aging
“A busca pelo envelhecimento saudável tem sido o foco de discussões em meios médicos. Termos como well-aging ou pró-aging são mais apropriados do que antiaging ou antienvelhecimento, pois não é possível (ainda) bloquear ou impedir o envelhecimento”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
O termo antiaging, por exemplo, está perdendo cada vez mais a sua força, em prol desta nova visão - mais realista e empática - do que é o envelhecimento. “Podemos falar em antibiótico, que mata bactérias, ou anticoncepcional, que impede a gravidez. Mas antiaging é errado, envelhecer não é doença: é fato, não há como ir contra. Temos que agir e interferir a favor do tempo, por isso ‘pró-aging’” destaca a médica. “Rugas fazem parte do envelhecimento, mas é possível melhorar o colágeno, deixar a pele sem manchas e com melhor qualidade para que a paciente se sinta melhor consigo mesma. Nada disso é antiaging: é pró-aging”.