Quentin Tarantino, Christopher Nolan ou Martin Scorsese... Muitos cineastas inspiram-se nas pinturas mais famosas para filmar cenas de filmes ou mesmo para incorporar um personagem. Abaixo separamos 9 longas e suas respectivas referências. Descubra!
Leonardo DiCaprio e Michelle Williams em "Shutter Island"
É difícil não ver uma referência direta a uma das pinturas mais famosas de todos os tempos: The Kiss (1908-1909), de Gustav Klimt, nesta cena icônica do filme Shutter Island, de Martin Scorsese . Da escolha de roupas de Michelle Williams , às cores monótonas do palco ao personagem melancólico de Leonardo DiCaprio ... Os principais elementos do trabalho estão todos aqui antes da atriz terminar queimar e subir em fumaça nesta cena onde uma chuva de cinzas cai em um interior japonês.
Kirsten Dunst em "Melancolia"
Em Melancholia , de Lars von Trier , uma noiva interpretada por Kirsten Dunst deixa-se levar por um leito de rio ... como na famosa pintura Ophelia (1851-1852), de John Everett Millais , tirada da peça de Hamlet . No trágico som de Richard Wagner (o filme acontece pouco antes do fim do mundo), a atriz segura um buquê de flores: um cacho de lírios, provavelmente um aceno sutil para a "rosa do mês de maio". ", Expressão shakespeariana usada por Laertes para designar sua irmã Ofélia .
Heath Ledger em "O Cavaleiro das Trevas, o Cavaleiro Negro"
Em 2008, Heath Ledger blefou os espectadores com a interpretação de tirar o fôlego do Coringa em O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan , O Cavaleiro das Trevas da saga Batman. Se o ator encarna perfeitamente a imprevisibilidade e o frenesi do super-vilão, devemos sua aparência ao diretor, que é inspirado por seu artista favorito: Francis Bacon . Christopher Nolan mantém o retrato Head VI (1949) e suas cores pingando que se misturam na tela, e decidiram traduzir essa visão através de uma maquiagem transpirante e caótica.
Jamie Foxx em "Django Unchained"
Conjunto de cetim azul, gola de renda, meias brancas ... Este é um Django Quentin Tarantino de aparência retro imaginado em 2012. Verdadeira homenagem à famosa pintura de 1779, O Menino Azul de Thomas Gainsborough , Jaimie Foxx incorpora um escravo liberto no final do século XIX, cujos gostos são muito excêntricos.
Max von Sydow em "O Exorcista"
Com seu crepúsculo assustador, William Friedkin estabeleceu a cena em 1973, revelando o cartaz do filme de terror de culto, O Exorcista . E se este último já entrou na cultura pop como um verdadeiro símbolo do medo, é principalmente porque foi inspirado na pintura Empire Des Lumières (1954) do pintor surrealista belga René Magritte . Lâmpada de assoalho retrô, luzes vindas da casa, sombras azuis e uma escuridão impressionante... tudo está lá.
A casa em "Psicose"
É uma das casas mais famosas da sétima arte. Em 1960, Alfred Hitchcock revolucionou o cinema de horror, revelando Psychose , onde Norman Bates , o gerente de um motel, assassinou a heroína do filme, antes de visitar os ossos de sua mãe, que ele mantém como um troféu. no porão de sua enorme casa nas alturas de uma colina. Mas antes de ser associado a uma casa assustadora, o último foi imaginado por Edward Hopper , que em 1925 pintou em sua tela House By The Railroad .
Scarlett Johansson em "A menina com a pérola"
Mais que uma inspiração, em 2004, Peter Webber deu vida a The Girl with Pearl (1665), de Vermeer, em seu filme de mesmo nome. O filme traça a história da jovem e charmosa Griet , contratada como servente na casa do pintor. Ela cuida da casa e dos seis filhos de Vermeer enquanto tenta persuadir a esposa, a sogra e a governanta, cada uma muito ciumento de suas prerrogativas. A pintura que inspirou o filme ainda é um enigma para os especialistas de Vermeer . Porque ainda não sabemos quem é a garota misteriosa.
Owen Wilson em "Inherent Vice"
Quando a famosa pintura de Leonardo da Vinci, A Última Ceia (1495-1498) se transforma em uma festa de pizza ... Em 2014, o ambicioso diretor Paul Thomas Anderson revelou Inherent Vice e sua cena reinterpretada da última refeição da versão 70 de Jesus . Encarnado por Owen Wilson , Judas , pegando um pedaço de pizza, poderia até resumir a principal moral deste filme, adaptado de Thomas Pynchon : o "vício inerente" é na verdade a ganância da sociedade capitalista americana.
O monstro em "O Labirinto do Pan"
Desprovido de sua cabeça e seu braço direito, o filho de Saturno em homenagem à pintura de Francisco de Goya , Saturno devorando um de seus filhos (1821-1823) inspirou Guillermo del Toro a dar à luz "o homem pálido" em O Labirinto do Pan . Com os olhos nas palmas das mãos, essa criatura fina e assustadora mastiga as cabeças das fadas que voam ao redor dele. Aqui, o paralelo é artístico e histórico: em 1823, na época de Francisco de Goya , a Espanha "ingeriu" seus próprios filhos durante a guerra civil; em 1944, no filme de Guillermo del Toro , uma jovem tenta fugir da tirania de um capitão do exército franquista ...