Barbie Books: 4 livros sobre o universo da boneca
Conheça os bastidores de criação e curiosidades sobre o brinquedo
A poucos dias da estreia de Barbie, live-action estrelado por Margot Robbie, Ryan Gosling e dirigido por Greta Gerwig que chega aos cinemas no próximo dia 20 de julho, muitos especulam sobre o impacto cultural que fez da boneca um dos brinquedos mais icônicos e que atravessa gerações. Entrando nesse universo - especialmente cor de rosa -, separamos quatro livros que revelam histórias de bastidores, roupas e muitas curiosidades de Barbie ao longo de sua existência nas prateleiras do mundo e no imaginário de crianças e adultos.
Barbie e o império da Mattel, de Robin Geber
Em 1959, Barbie foi apresentada em uma feira de brinquedos e, desde então, tornou-se um símbolo. A boneca encarna diferentes personagens há anos, desde editora de moda, piloto da força aérea, atleta olímpica e até candidata à presidência. O encanto se deu quando uma empresária visionária percebeu o tamanho do sucesso que tinha nas mãos e revolucionou o universo dos negócios e da cultura. Em Barbie e o Império da Mattel: como a criadora da boenca mais famosa do mundo revolucionou a indústria dos brinquedos, a historiadora Robin Gerber traz uma história inspiradora e, ao mesmo tempo, trágica de como uma empresa de brinquedos construiu um ícone atemporal.
Dressing Barbie, de Carol Spencer
O livro faz parte de uma celebração que homenageia as roupas que fizeram Barbie ser a boneca favorita da América e a incrível mulher por trás de sua criação. Muitas das produções estão em Barbie, longa-metragem estrelado por Margot Robbie, Ryan Gosling e dirigido por Greta Gerwig.
Quem já teve uma Barbie, provavelmente viu de perto algumas das centenas de looks criados pela designer Carol Spencer no tempo em que trabalhou no universo da boneca por mais de trinta e cinco anos.
Com mais de 100 fotografias coloridas, incluindo imagens inéditas de peças raras e únicas do arquivo de Spencer, Dressing Barbie: a celebration of the clothes that made America's favorite doll and the incredible woman behind them é um tesouro para os admiradores da boneca desde o início da década de 1960 até o final dos anos 1990. Com histórias de bastidores, Spencer se recorda dos tempos em que trabalhou para a Mattel com figuras lendárias como Ruth Handler, criadora da Barbie, e Charlotte Johnson, designer original da boneca. Quando trabalhou na "Barbieland", Spencer colecionou momentos memoráveis. A designer foi pioneira em ter sua assinatura na boneca e uma edição limitada para colecionadores. Foi ela quem concebeu o modelo mais vendido de todos os tempos. Carol Spencer revela a moda de Barbie e a essência da garota da californiana como nunca antes.
The story of Barbie and woman who created her, de Cindy Eagan
Trata-se de um livro ilustrado sobre Barbie e Ruth Handler, sua criadora visionária. Depois de perceber como sua filha brincava com bonecas “adultas” de papel, Handler quis criar uma boneca que pudesse inspirar meninas a usarem a imaginação e projetarem grandes sonhos sobre o futuro. Enquanto alguns diziam que era impossível, Ruth Handler provou que estavam errados ao criar a boneca que se tornou um ícone de todos os tempos. Desde o início da década de 1960, Barbie mostra que podemos viver nossos sonhos. De astronauta à chefe de cozinha e repórter, a boneca sabe que pode inspirar pessoas a fazerem qualquer coisa!
The art of @barbiestyle
A obra traz centenas de imagens que retratam detalhes de um estilo de vida tão lúdico quanto peculiar do perfil @barbiestyle no Instagram. As imagens trazem a modernidade e o ponto de vista único da boneca e suas aventuras na companhia de outros personagens de seu universo. O livro ainda traz citações de estilistas, modelos, fotógrafos, editores, celebridades, além de textos escritos pela própria Barbie. Por suas páginas, podemos ter a ideia de uma visão afirmativa da vida e celebrar, como a boneca, momentos da vida.