5 curiosidades que ninguém te contou sobre Halston, que estreia hoje na Netflix
Com estreia na plataforma Netflix agendada pra hoje (14), já falamos um pouco sobre essa série que conta a história por trás do estilista que revolucionou a moda norte-americana por aqui. Para despertar um pouco mais sua curiosidade, desvendamos fatos sobre Roy Halston Frowick, que após um surto emocional nos anos 80, morreu aos 57 anos (1990), devido a um câncer de pulmão e complicações relacionadas à AIDS.
Confira agora 5 curiosidades sobre a vida de Halston que vão te instigar a preparar a pipoca e apertar o play no cinema de Sexta em casa!
O ESCOLHIDO
Halston desenhou o chapéu da primeira-dama Jackie Kennedy para a posse presidencial de seu marido John F. Kennedy.
QUERIDINHO DAS CELEBS
Os amigos e clientes famosos de Halston também incluíam Rita Hayworth, Marlene Dietrich, Diana Vreeland, Elizabeth Taylor e muito mais.
REI DO GLOW
Ele não era só mais um bon vivant da noite que frequentava - o Studio 54 era hotspot da época de famosos como Bianca Jagger, Liza Minnelli e Andy Warhol. As festas de Halston influenciaram sua abordagem do design, que viria a definir a glamourosa febre da discoteca dos anos 70.
ELE TINHA SUA PRÓPRIA SQUAD
Halstonettes era o nome que recebia o grupo de modelos que acompanhavam o designer. Tops como Pat Cleveland, Anjelica Huston, Beverly Johnson faziam parte do squad que ganhou notoriedade pela sua diversidade. Elas não só estrelavam campanhas e desfiles do estilista, como também viajavam com ele pra cima e pra baixo e acompanhavam em suas festas.
GENTE COMO A GENTE
Engana-se quem pensa que um talento surreal como o do estilista brilhou na sua trajetória profissional. Nos anos 80, suas festas excessivas e o uso de drogas afetaram diretamente o seu trabalho. Em 1984, Halston foi demitido de sua empresa e posteriormente (e sem sucesso) tentou comprá-la de volta.
ALERTA BÔNUS: ELE É DISRUPTIVO, ELE!
Em 1966, Halston inovou lançando sua marca em prêt-à-porter e alta costura. Nos estágios iniciais de sua marca, as roupas eram para homens e mulheres, tornando-o um dos primeiros a projetar uma coleção unissex. Mais tarde, ele criou uma linha separada de roupas masculinas. Um dos modelos que o designer popularizou foi o vestido frente única, que era um dos favoritos da vida noturna das mulheres. Ele era conhecido por suas silhuetas sensuais e lisonjeiras que pareciam modernas e usavam materiais inovadores como ultrasuede.
Em 1973, Halston foi um dos cinco estilistas americanos que participaram do desfile de moda da Batalha de Versalhes. Ele foi acompanhado por nomes poderosos da indústria fashion: Stephen Burrows , Oscar de la Renta, Bill Blass e Anne Klein. Os americanos enfrentaram os designers franceses Yves Saint Laurent , Hubert de Givenchy , Pierre Cardin, Emanuel Ungaro e Marc Bohan para arrecadar dinheiro para a restauração do palácio.
Os impactos de Halston na moda foram de grande relevância para história. Ele também mudou a forma como a moda funciona como negócio, licenciou seu nome, mas depois lutou para recuperar sua marca após a venda. Quando foi vendida em 1973 por cerca de US $ 11 milhões, sua empresa foi rebatizada de Halston Enterprises. Em meados dos anos 80, atingiu o valor de US $ 150 milhões.
APERTE O PLAY!
This is a modal window.