Cultura

Decoração de interiores: ambientes tranquilos usando cores

Estimular os sentidos nos ambientes ajuda a promover bem-estar, equilíbrio e tranquilidade. Mas como fazer isso usando cores? Confira algumas dicas para a decoração de interiores!

home decor furniture chandelier lamp couch
(Créditos: Instagram @_decomel_)

Na decoração de interiores, a cor branca sempre foi associada à paz e à tranquilidade. No entanto, além do branco, existem outras opções de cores que podem trazer a mesma sensação para o ambiente. As cores utilizadas afetam o estado de espírito de quem usa o espaço. É importante explorar cores que proporcionam essa sensação de bem-estar.

A cromoterapia é um campo de estudo que utiliza as cores como ferramentas terapêuticas para promover equilíbrio. Baseada na ideia de que as cores possuem vibrações e energias que podem afetar a saúde física, emocional e mental, a cromoterapia busca utilizar tais propriedades para promover cura.

(Créditos: Instagram @agence_dmn)

Na decoração, ela pode ser aplicada de maneira apropriada para que se criem ambientes harmoniosos. Cada cor possui características específicas e pode ser utilizada de acordo com o efeito desejado no espaço. Antes de tudo, é preciso entender o significado de cada cor para que se possa pensar na decoração.

As cores podem tanto infligir diversas emoções como energia e estímulo, concentração e clareza, calma e relaxamento. A escolha delas na decoração impacta a vibração do ambiente. Um estudo detalhado ajuda a optar por cores que possam deixar os cômodos mais tranquilos.


O vermelho é uma cor estimulante e energizante e assim aumenta a vitalidade do espaço. Portanto, não é indicada para criar um ambiente de relaxamento. O amarelo é uma cor vibrante e otimista que estimula o intelecto e a concentração. Também se cria assim um ambiente estimulante, e não tranquilo.

Já o verde é uma cor que remete à natureza e promove a sensação de harmonia e equilíbrio. O azul também é uma cor tranquilizante que é associada à calma e à serenidade. Essas são boas opções para ambientes de relaxamento. Deve-se considerar tons mais amenos como o verde-claro e o azul-claro.

(Créditos: Instagram @_decomel_)

Os tons neutros, além do branco, como bege e cinza, são também conhecidos por criar uma atmosfera pacífica. São cores versáteis que combinam facilmente com outras tonalidades e assim permitem criar uma base serena para a decoração de qualquer espaço.


A cor lavanda, por exemplo, que é um tom suave de roxo, traz também uma sensação de calma e relaxamento. Ela ajuda a acalmar tanto o corpo quanto a mente. Essa cor pode ser usada nos mais variados espaços como quartos, banheiros e até na sala de estar. É interessante empregar as cores nos ambientes corretos.


Os tons terrosos suaves também são considerados uma boa opção para se criar uma atmosfera calma e acolhedora. São cores também inspiradas na natureza como o marrom e o ocre, já que se associam ao solo, evocando conforto e segurança. Elas também combinam com elementos naturais como madeira e fibras naturais e assim podem ser incorporadas à decoração com facilidade.


Outra cor que também pode ser usada para promover tranquilidade na decoração é o rosa-claro. Essa cor está associada à feminilidade, mas, independentemente do gênero, ela pode ser usada para criar uma atmosfera serena. É possível pintar todas as paredes dessa cor ou escolher uma delas.

(Créditos: Instagram @agence_dmn)
(Créditos: Instagram @athomewithriri)

Além das cores: o que mais contribui para criar ambientes tranquilos?


Além das cores, existem outros elementos da decoração que desempenham um papel importante na criação de ambientes tranquilos como o uso de texturas suaves e táteis. Tecidos macios em almofadas e tapetes aconchegantes, assim como cortinas leves, podem adicionar uma camada de suavidade ao ambiente.

(Créditos: Instagram @arq.constanzadel)
(Créditos: Instagram @arq.constanzadel)

A iluminação também precisa ser adequada para que as cores sejam valorizadas. O ideal é trabalhar com uma luz suave e difusa para promover a calma. Pode-se também utilizar luminárias com reguladores de intensidade, velas ou abajures com luz amarelada. A iluminação também impacta a forma com que as cores serão vistas na decoração, e é preciso trabalhar com esses elementos em conjunto.

Elementos naturais como plantas, flores e outros elementos do tipo ajudam a trazer uma conexão com a natureza, criando ambientes serenos. A sensação de estar próximo à natureza potencializa a paz. São elementos que podem ser combinados com as cores do ambiente. Escolher cores de flores que vão bem com a decoração é outra forma de valorizá-lo.

(Créditos: Instagram @arq.constanzadel)

Além dos elementos visuais, os aromas também desempenham um papel fundamental na criação de ambientes tranquilos. Utilizar velas perfumadas, difusores de óleos essenciais ou sachês com fragrâncias relaxantes pode ajudar a criar essa atmosfera relaxante.

A sensação de paz também é potencializada com o estado de espírito das pessoas que usam o ambiente. Para tanto, o autocuidado é determinante, como o uso de cremes hidratantes e perfumes, como o 212 VIP, entre outros, podem desempenhar um papel significativo, elevando a experiência sensorial a outro nível. As notas sofisticadas criam uma aura de tranquilidade ao redor.

(Créditos: Instagram @newbuild_16)

Para criar uma decoração relaxante que envolva todos os sentidos, é preciso considerar elementos que estimulem cada um deles de forma harmoniosa. Sons relaxantes como música suave ou até uma fonte de água ajudam a proporcionar a sensação de tranquilidade buscada. Um bom isolamento acústico também colabora para que se evite o excesso de ruídos externos.

Texturas agradáveis para se tocar como mantas gostosas junto do sofá proporcionam uma sensação de aconchego. Para as visitas, podem ser oferecidas pantufas para que não circulem com sapatos dentro de casa e que se sintam bastante confortáveis. Essa sensação de aconchego pode ser criada pelo tato e por outras sensações.

O paladar também deve ser considerado. É possível criar um cantinho dedicado a uma bebida quente como uma estação de chá ou café, onde tanto os moradores como os visitantes possam desfrutar de momentos de relaxamento. Frutas e petiscos saudáveis são outra opção para oferecer pequenos momentos de prazer.

(Créditos: Instagram @innerbeautybysierra)

Cada detalhe deve ser escolhido para que se crie uma atmosfera que ajude a proporcionar equilíbrio e bem-estar. As cores e as sensações que os ambientes passam são essenciais para que as pessoas se desconectem e consigam recarregar suas energias, em meio a um agitado cotidiano.

Ao considerar todos esses elementos na decoração, com uma combinação cuidadosa de cores, texturas, iluminação, aromas, sons e sabores, cria-se uma experiência completa para os sentidos. Assim, os ambientes se transformam em verdadeiros refúgios de paz e tranquilidade, onde as preocupações do mundo exterior podem ficar do lado de fora.

Tags

Posts recomendados