Eileen Gu: esquiadora olímpica está nas alturas
Com vários recordes e campanhas de moda no currículo, a esquiadora estilo livre e embaixadora global da Tiffany & Co., Eileen Gu, conquistou a segunda medalha de ouro nas Olímpiadas de Inverno
Em novembro, menos de um ano antes de frequentar sua primeira aula na Universidade Stanford, Eileen Gu tornou-se a primeira mulher a realizar uma manobra Double Cork 1440. Na estação Stubai Glacier, na Áustria, a esquiadora estilo livre sino-americana disparou de uma rampa com a marca Red Bull e, como um fidget spinner humano, girou seu corpo quatro vezes no sentido horário e duas vezes de cabeça para baixo. Ela estava apenas treinando.
Em sua carreira de iniciante, Gu, que compete pela China desde 2019 e representou o país em fevereiro na Olimpíada de Inverno 2022, em Pequim, fez da quebra de recordes uma rotina. Ela faturou a terceira medalha nessa edição dos Jogos (também tem uma prata). Com essa vitória, a jovem atleta se tornou a primeira competidora a subir três vezes no pódio do esqui estilo livre em uma mesma edição do evento.
E mais: em janeiro, durante os X Games, ela se tornou a primeira mulher novata, nos 25 anos de história do evento, a ganhar três medalhas: dois ouros nas competições SuperPipe e Slopestyle (espetáculos de acrobacias aéreas realizadas num par de esquis de álamo em que se desce, respectivamente, por um tubo em forma de U coberto de neve e por uma pista de rampas com obstáculos); e um bronze, na disputa Big Air (sim, é tão complicado quanto parece). Seis semanas depois, ela voltou àquele mesmo halfpipe em Aspen para competir no Campeonato Mundial de Esqui Estilo Livre (FIS), no qual, novamente, ganhou duas medalhas de ouro – a única atleta a jamais fazer isso, dessa vez com uma mão quebrada.
Mas Gu, que foi criada na área da baía de San Francisco por sua mãe, Yan – uma bioquímica com MBA pela Stanford –, não se restringiu ao sucesso no universo do esqui. No último ano, ela despontou como estrela em ascensão no mundo da moda, comparecendo ao Met Gala em um look Carolina Herrera, sentando-se na primeira fila do desfile da Louis Vuitton em Paris e posando para capas de revistas, bem como para marcas como Brunello Cucinelli e Victoria’s Secret. Em junho, ela se tornou, ao lado das atrizes Tracee Ellis Ross e Anya Taylor-Joy, uma embaixadora global da Tiffany & Co. – o que parece natural, já que a esquiadora de 18 anos sempre foi viciada em joias. “Eu sempre tenho anéis enfeitando os dedos, camadas de colares no pescoço, e até superei meu medo de agulhas para poder usar brincos”, revela. Agora mesmo, Gu está estrelando duas campanhas da renomada marca de joias: a da coleção T1 – que ela adora, pelo “equilíbrio entre simplicidade elegante e ousadia impressionante” – e a da recém-lançada Knot. O espírito juvenil e arrojado das duas coleções casam perfeitamente com a índole aventureira de Gu.
Fotos: Rebekah Campbell
Styling: Liz McClean
CABELOS Shin Arima
MAQUIAGEM Laramie
PRODUÇÃO Paul Preiss
ASSISTENTES DE FOTOGRAFIA Matt Baffa e Brandon Jacobson
ASSISTENTE DE STYLING Amer Macarambon
ASSISTENTES DE PRODUÇÃO Somer Merriman e Mike Lighston