A família real de Mônaco e suas histórias vão virar série
Um novo programa promete mostrar detalhes da família real de Mônaco
Os fãs de "The Crown" vão gostar dessa novidade: após a família real britânica, em especial, a casa Windsor, ver a sua história (e polêmicas!) virarem tema de uma grande série, chegou a vez da realeza de Mônaco ser retratada na telinha. Batizado de "Mônaco", o programa acompanhará a grande história da família governante Grimaldi, cujos membros incluem o príncipe Albert II e a princesa Charlene, e o falecido príncipe Rainier III e Grace Kelly.
O projeto tem a bênção da própria realeza e está sendo produzido por uma produtora chefiada pelos filhos da princesa Caroline de Hanover – e netos de Grace Kelly – Andrea e Pierre Casiraghi, e a nora Beatrice Casiraghi. Dimitri Rassam, que é casado com a filha da princesa Caroline, Charlotte Casiraghi, também está envolvido.
Os Grimaldis são uma antiga família nobre originária da Itália, que ganhou destaque por sua história em Mônaco. Acredita-se que a família tenha sido fundada por um certo Grimaldo, um nobre genovês, no século XII. Eles assumiram o controle de Mônaco em 1297, quando Francisco Grimaldi, disfarçado de frade, liderou um grupo de soldados para tomar o castelo.
A família Grimaldi enfrentou muitos desafios ao longo dos séculos, incluindo invasões, disputas internas e dificuldades financeiras. Em 1731, o príncipe Honorato III vendeu grande parte do território de Mônaco à França, mantendo apenas a cidade fortificada. No século XIX, o príncipe Carlos III iniciou um processo de modernização em Mônaco e desenvolveu a indústria do jogo, construindo o famoso Cassino de Monte Carlo. E então famosa atriz Grace Kelly, se casou com o príncipe Rainier III em 1956, trazendo glamour e fama para a família Grimaldi.
Após a trágica morte de Grace Kelly em 1982, seus filhos, o príncipe Albert II, a princesa Caroline e a princesa Stephanie, assumiram papéis de destaque na família e no principado. Albert II sucedeu seu pai como príncipe em 2005, tornando-se um líder dedicado ao desenvolvimento sustentável e à preservação ambiental.
Os Grimaldis têm desempenhado um papel significativo na promoção de Mônaco como um centro turístico, financeiro e cultural. Eles são conhecidos por sua filantropia, envolvimento em eventos esportivos e participação em atividades diplomáticas. A família continua a exercer influência e a representar Mônaco no cenário internacional.