Cultura

Fashion Books: quatro livros sobre história da moda

Confira alguns títulos que abordam episódios marcantes da moda ao longo da historia da humanidade

person sitting adult female woman
Foto: Pexels

Moda e História sempre caminharam juntas para explicar ou, até mesmo, contar a historia da humanidade. Como produtos sociais, as roupas e seus inúmeros formatos, cores e funções são resultantes das relações estabelecidas em diferentes contextos ao redor do mundo.

Na última edição da Semana de Moda de Nova York, a marca Coach desfilou sua coleção 2024 na Biblioteca Pública de Nova York em meia a estantes e paredes de livros. Com este espírito, separamos quatro títulos que tratam a moda em uma perspectiva histórica e social. Muito além da moda, as roupas também contam e fazem parte da história. Confira!

Historia do vestuário, de Carl Kohler

clothing knitwear sweater long sleeve sleeve person coat
História do vestuário, de Carl Kohler (Foto: Reprodução/ Amazon Divulgação)

Utilizando exemplos práticos, o autor da obra procura demonstrar o desenvolvimento do vestuário ao longo da história da humanidade. Além de utilizar peças reais de vestimentas que sobreviveram no tempo, o pesquisador recorre a pinturas, estátuas e outras representações que auxiliam a entender as roupas como uma construção socio-histórica.

A Batalha de Versalhes, de Robin Givhan

advertisement poster publication adult male man person book face head
A Batalha de Versalhes, de Robin Givhan (Foto: Reprodução/ Amazon Divulgação)

A jornalista Robin Givhan recria um dos momentos mais marcantes da história da moda. Criada como uma forma de arrecadar fundos para a restauração do palácio do rei Luís XIV, a Batalha de Versalhes marcou a indústria da moda e influenciou a cultura pop. De um lado, cinco grandes designers norte-americanos e, de outro, os cinco maiores estilistas franceses, referências da alta costura. No palco transformado em passarela, as criações de Oscar de la Renta, Yves Saint Laurent, Halston, Hubert de Givenchy e Pierre Cardin tomaram grandes proporções na mídia na época. Na plateia, a princesa Grace de Mônaco, a duquesa de Windsor, Paloma Picasso, Andy Warhol e toda a sociedade e investidores internacionais. Abrindo o show, Liza Minnelli, Josephine Baker e Rudolph Nureyev fizeram as honras da casa em performances icônicas. O resultado não poderia deixar ser extasiante e influente na história da moda. Um duelo que colocou frente e frente o clássico e o pop e, ao final da noite, deu uma nova configuração ao mapa-múndi fashion.

Aliando pesquisa histórica profunda e apuração jornalística afiada, A Batalha de Versalhes: a noite que mudou a história da moda destrincha uma história envolvente, cheia de reviravoltas e regada muitas produções, desfiles e ambições nos bastidores da moda.

História da moda no Brasil, de João Braga

book publication novel face head person
História da moda no Brasil, de João Braga e Luis André do Prado (Foto: Reprodução/ Amazon Divulgação)

Considerado o mais importante trabalho sobre moda já produzido no Brasil, o livro foi coordenado pelo jornalista e escritor Luís André do Prado e por João Braga, reconhecido professor de moda. Com mais de 400 imagens, História da Moda no Brasil: das influências às autorreferências percorre a história de nosso país por meio das roupas e constrói um painel evolutivo dos movimentos estéticos, comportamentais e da criação de moda brasileira.

Em 640 páginas, o leitor encontrará todos os movimentos da moda ocorridos ao longo de mais de um século. Desde os tempos em que os modelos eram reproduzidos ou adaptados de Paris – incluindo os costureiros Dener Pamplona e Clodovil Hernandes -, o surgimento do prêt-à-porter nacional, os grupos de moda da década de 1980, além da consolidação das semanas de moda no Brasil, como São Paulo Fashion Week e Fashion Rio na primeira década do século 21.

Fashion History from the 18th to the 20th century

Fashion History: from the 18th to the 20th century (Foto: Reprodução/ Amazon Divulgação)

As roupas conseguem definir pessoas e comportamentos. Independente da peça, cor, tamanho e estilo, o código das vestimentas é essencial para compreender a cultura, a personalidade e, até mesmo, a fé de uma comunidade.

Fundado em 1978, o Kyoto Costume Institute (KCI) reconhece a importância de compreender as roupas a partir de perspectivas sociológicas, históricas e artísticas. Com um dos acervos de roupas mais extenso do mundo, o KCI acumula uma ampla variedade de roupas históricas, íntimas, além de sapatos e acessórios que datam do século XVIII até os dias atuais.

Apresentando a vasta coleção da instituição, Fashion History from the 18th to the 20th century é um mergulho pelas tendências do vestuário do século XVIII ao século XX. Com fotografias impecáveis ​​de roupas exibidas em manequins feitos sob medida, é um testemunho do vestuário como uma manifestação do nosso próprio ser e da paixão do instituto pela moda como uma forma de arte. Os autores incluíram algumas das mentes mais brilhantes e olhos aguçados nos estudos de moda, como Akiko Fukai (diretora e curadora do Kyoto Costume Institute), Tamami Suoh (curadora do Kyoto Costume Institute), Miki Iwagami (professora de história da moda no Bunka Gakuen Universidade, Tóquio), Reiko Koga (ex-professora de história da moda na Universidade Bunka Gakuen, Tóquio) e Rie Nii (curadora do The Kyoto Costume Institute).

Tags

Posts recomendados