Cultura

Halloween: veja lista de filmes de terror para assistir na data

Personagens femininas costumam ser decisivas e, muitas vezes, protagonistas dentro dessas narrativas 

face person human freckle
Mia Goth em "X" (Foto: Divulgação)

É noite de Halloween, o "Dia das Bruxas", e nada melhor do que fazer aquela maratona com filmes de terror para arrepiar até a nunca. E em se tratanto de terror, as personagens femininas costumam ser decisivas e, muitas vezes, protagonistas dentro dessas narrativas. 

A L'Officiel Brasil preparou uma lista com 10 filmes, em que as "final girls", como são conhecidas, protagonizam e enfrentam o assassino ou vilão das histórias de terror. Confira: 

Marilyn Burns em "O Massacre da Serra Elétrica (1974" (Foto: Reprodução)

O Massacre da Serra Elétrica (1974)

Em "O Massacre da Serra Elétrica", cinco jovens em viagem pelo interior do Texas oferecem carona a uma viajante problemática, que acaba se matando dentro da van. 

Abalados pelo suicídio, o grupo procura ajuda entre os moradores da região, mas a situação dele se torna ainda mais surreal após baterem na porta de uma casa remota, localizada no meio de um campo. 

Logo percebem que os moradores do local formam uma família de psicopatas decididos a acabar com a vida de cada um dos visitantes. Para piorar, há o vilão mais insano, dono de um rosto desfigurado e portador de uma serra elétrica, conhecido como Leatherface. 

Suspiria (1977)

Suzy (Jessica Harper) é uma jovem americana chega em Fribourg para fazer cursos em uma academia de dança de prestígio. A atmosfera do lugar, estranho e perturbador, acaba surpreendendo a garota. Quando uma jovem estudante é assassinada, Suzy entra em estado de choque. O ambiente fica ainda pior quando o pianista cego da academia morre atacado por seu próprio cão. A jovem descobre que o local já foi a casa de uma bruxa conhecida como a Mãe dos Suspiros.

Jessica Harper em "Suspiria (1977)" (Foto: Reprodução)

Halloween (1978)

Em 1963, durante uma noite fria de Halloween, o pequeno Michael Myers, de seis anos, assassina brutalmente sua irmã adolescente, Judith. Ele é condenado e fica detido por 15 anos em uma instituição sob vigilância constante do Dr. Sam Loomis. Em 1978, na véspera de Halloween, Michael rouba um carro e escapa do sanatório Smith's Grove. Ele retorna à sua pacata cidade natal de Haddonfield, Illinois, onde procura suas próximas vítimas.

Alien (1979)

Uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteróide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.

Jamie Lee Curtis em "Halloween (1978)" (Foto: Divulgação)

Sexta-Feira 13 (1980)

Em 1958, um casal de adolescentes foge de um acampamento para passar uma noite romântica juntos, mas os dois são perseguidos por um assassino e mortos a facadas. Em 1979, os dirigentes do acampamento Crystal Lake decidem reabrir o local, apesar do trauma que ainda marca a cidade. Quando novos monitores são contratados, eles começam a desaparecer mais uma vez, assassinados brutalmente, um por um.

A Hora do Pesadelo (1984)

A Hora do Pesadelo acompanha um grupo de adolescentes passa a ter pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.
Heather Langenkamp e Robert Englund em "A Hora do Pesadelo (1984)" (Foto:Divulgação / New Line Cinema)

Pânico (1996)

Sidney Prescott (Neve Campbell) começa a desconfiar que a morte de dois estudantes está relacionada com o falecimento da sua mãe, há cerca de um ano. Enquanto isso, os jovens da pacata cidadezinha começam a receber ligações de um maníaco que faz perguntas sobre filmes de horror. Quem erra, morre. As perguntas seguem uma lógica que será desvendada numa grande festa escolar.

A Maldição de Chucky (2013)

Em A Maldição de Chucky, depois do mórbido suicídio de sua mãe, Nica (Fiona Dourif) recebe a visita de sua autoritária irmã Barb (Danielle Bisutti), que pretende ajudar nos arranjos do funeral. Sua filha vem acompanhada de um simpático boneco ruivo (voz de Brad Dourif) que chegou curiosamente pelos correios. Mas quando uma série de assassinatos aterrorizam a vizinhança, Nica começa a suspeitar que o brinquedo tenha alguma relação com estes fatos. Ela nem suspeita que Chucky está de volta para resolver casos pessoais de mais de 20 anos atrás, e ele não poupará esforços em seu caminho, até a conclusão sangrenta e chocante. Este é o sexto filme da série "Brinquedo Assassino", dirigido, produzido e roteirizado por Don Mancini.
Neve Campbell em "Pânico (1996)" (Foto: Divulgação/Imagem Filmes)

Casamento Sangrento (2019)

Horas após o casamento dos seus sonhos, Grace retorna à casa de campo do novo marido para passar a noite com seus novos sogros. Mas isso não é lua de mel, e Grace logo se vê em uma luta sangrenta pela sobrevivência.

X - A Marca da Morte (2021)

Em 1979, um grupo de jovens cineastas se propôs a fazer um filme adulto na zona rural do Texas, mas quando seus solitários e idosos anfitriões os pegam em flagrante, o elenco se vê lutando por suas vidas.
Samara Weaving em "Casamento Sangrento (2019)" (Foto: Divulgação)

Tags

Posts recomendados