Mais de uma década depois que Aretha Franklin começou a falar do um filme sobre sua vida, tivemos o primeiro vislumbre de imagens do projeto "Respect", com a escolhida a dedo Jennifer Hudson para interpretar a rainha do soul.
A cinebiografia do estúdio MGM se propôs a narrar a vida da cantora de Detroit desde a infância até os anos 60, um período de altos carreiras, inovação artística e drama interpessoal para Franklin - e sempre dando um panorama mais amplo da sociedade ao seu redor.
Agora o filme está chegando em um ano marcado por uma nova onda de energia em busca da justiça racial. "É incrível o quanto isso está em sintonia com o que está acontecendo no momento, o que o torna ainda mais poderoso", disse Hudson à Detroit Free Press. "Eu quase não consigo reunir as palavras, mas é como se uma voz do passado estivesse falando agora, o que mostra o quão atemporal a música dela era e é".
Hudson foi a grande escolhida por Franklin para desempenhar o papel, vários anos antes de sua morte em 2018. Hudson disse que era uma responsabilidade que ela levava a sério. "É uma vida pesada para retratar" disse Hudson em entrevistas ao revelar que canalizou sua própria experiência de vida para incorporar Franklin.
O guarda-roupa impecável também ajudou Hudson a ter uma ideia de quem era Franklin, com a moda contando suas próprias histórias. A cantora ficou especialmente conhecida por um look: vestido dourado e casaco de pele. O guarda-roupa dela era apenas mais uma das maneiras pelas quais ela se expressava - através de seu estilo, de sua presença e de sua música.
O filme estava programado para uma estreia em outubro até que a pandemia de coronavírus bagunçou a agenda de Hollywood. "Respect" foi filmado principalmente em Atlanta e Nova York, e a filmagens começaram em outubro e terminaram logo antes do surto de coronavírus interromper as produções nos EUA em março. Veja abaixo o trailer oficial: