Inspiração moderna: as grandes mulheres da temporada
Renata Feffer é considerada uma referência quando o assunto é chocolate artesanal no país. Para ela, tais resultados foram possíveis graças à muita pesquisa e dedicação. Foram anos viajando em busca de técnicas e insumos, além de inúmeras tentativas e erros até conseguir chegar a um nível elevado de qualidade. “A CAU é uma marca obcecada por qualidade e excelência. Temos de surpreender em todos os quesitos: sabores, embalagem, experiência e inovação”, diz Renata. Para a empresária, chocolate é emoção; então, quando o consumimos, nutrimos não só o corpo, mas a mente: “Trabalhar com alimentos é uma responsabilidade gigantesca. Neste momento de pandemia, vimos o poder de nossa missão. Chocolate foi uma indulgência possível, permitida.
A CAU foi o meio que nossos clientes encontraram para se reconectar: para consumo próprio ou envio de presente”, finaliza. Para ela, o Brasil tem sabores em seus ingredientes nativos que enriquecem ainda mais a experiência, como o maracujá, o cupuaçu e as nuts locais.
Os grandes negócios de base familiar costumam ter uma grande e necessária preocupação com o papel das novas gerações para futuros ciclos da empresa. Tal investida ocorre com bastante atenção na gigante do varejo Riachuelo. Marcella Kanner, neta do fundador, Nevaldo Rocha, agora se vê nesse caminho, após 20 anos de empresa. “Hoje trabalho mais na parte de governança da companhia, mas também procuro participar de perto dos projetos de comunicação e marketing. Essa transição para o lado mais corporativo aconteceu recentemente. Foi uma decisão difícil, mas que se mostrou acertada. Meu avô sempre foi uma inspiração para todos nós. É uma alegria imensa seguir construindo o legado que ele deixou”, diz Marcella. Apesar da grande responsabilidade do cargo, ela procura na simplicidade e nas raízes da família a ponderação para seguir em frente, tanto como profissional quanto como mãe. “Hoje, com três filhos, entendo que está tudo bem em me mostrar vulnerável em alguns momentos. Tenho conseguido assim integrar bem os papéis que escolhi para mim. Não dá para ser a supermulher, a supermãe e a superprofissional o tempo todo. Está tudo bem não dar conta de tudo. Trabalho com esse ideal muito bem definido em minha vida, mesmo executando duas funções relevantes e de grande responsabilidade”, finaliza a empresária.
A executiva com mais de duas décadas de carreira na famosa empresa de cristais fez com que a Swarovski alcançasse resultados expressivos no Brasil. Entre seus feitos, participou de um dos maiores crescimentos da marca no mundo, com um desenvolvimento de 130% na receita, em 2015. Em 2017, implementou o e-commerce da label no país. Atualmente, a loja virtual da Swarovski está entre as dez melhores, em desempenho e em território nacional. Ela não deixa de pontuar que o papel da mulher no mundo empresarial ainda é desafiador. “Casar atribuições foi um ponto bastante trabalhoso em minha trajetória. Ainda se espera que a mulher tenha uma função mais ampla do que a do homem, como executiva, mãe, administradora das tarefas domésticas e do bem-estar do núcleo familiar, apesar de já haver alguns avanços em equilibrar essas tarefas entre os gêneros. Para mim, ao longo desse caminho, os dois pontos-chave para desempenhar todas essas atividades foram o autoconhecimento e, principalmente, nutrir relações de maneira profunda e significativa”, diz Carla. Como executiva, acredita no exercício das soft-skills com sua equipe, trabalhando de maneira colaborativa, flexível, diversa e criativa. “Em minha vida pessoal, a relevância da troca com minha filha, com meu grupo de amigos e também com meu lado espiritual é um combustível para poder desempenhar de maneira leve e atenta todos esses papéis”, finaliza.
Mais do que desenvolver novos produtos, o caminho do consumo responsável envolve o aprimoramento de itens já disponíveis no mercado. Pensando nisso, na saúde e no conforto da mulher que a americana Emily Ewell embarcou no desafio de criar a primeira calcinha absorvente do país. A profissional, que é cofundadora da marca Pantys, é formada em engenharia química e usou toda a teoria adquirida no universo acadêmico e nos mais de dez anos de carreira em marketing digital voltado à saúde para unir bem-estar feminino e um negócio que impacta positivamente na tão almejada sustentabilidade corporativa. “Empresas grandes não costumam ser tão versáteis quando falamos em inovação, pois o foco é bastante voltado para os resultados financeiros. Quando mudei para o Brasil, vi um potencial enorme para desenvolver uma nova marca em ambiente digital. Eu
me arrisquei ao trazer essa jornada de produto que faz bem para o meio ambiente e também traz bem-estar para as mulheres. Deu certo”, diz Emily. Além do lado sustentável, a Pantys também está em constante diálogo com suas consumidoras para desenvolver produtos que se adequem a diversos momentos da vida da mulher, como nas fases do pós-parto e da amamentação.
Foi o nascimento dos filhos, há seis anos, que fez o lado empreendedor de Luma Costa aflorar. “Meu tempo ficou mais escasso e precisei ser seletiva com relação aos projetos em que me envolvia. Fazia sentido me dedicar mais à minha família e também aos meus negócios”, lembra ela. Em 2019, tornou-se sócia da empresa de cosméticos de clean beauty Up2You. “Fui conquistada pelos seus valores e produtos e pude colocar em prática as minhas habilidades com comunicação e marketing, contribuindo para um crescimento vertiginoso nos últimos anos.” E agora, em 2021, Luma apresenta a Casa Costa – sua primeira empresa voltada para itens de casa e decoração, uma antiga paixão. “Minha formação é da vida, de ter a coragem de me aventurar em um mundo desconhecido para mim – isso construiu uma empreendedora resiliente, curiosa e focada.” O novo negócio nasceu no modelo 100% on-line, para trazer uma curadoria única de produtos e ser uma plataforma de conteúdo para inspirar com o que há de melhor no universo de tablewear e tablescaping no Brasil. “Minhas mesas sempre foram uma forma de criar uma conexão com a minha família, uma oportunidade de expressar quanto esses momentos são importantes para mim. Hoje, estamos olhando para dentro das nossas casas, revendo prioridades e tendo a oportunidade de viver mais próximo de quem amamos”, diz ela, que acredita que cuidar da casa é uma forma diferente de expressão e de autocuidado. O carro-chefe da marca são pratos, copos, talheres, jogos americanos, além de toalhas de mesa, guardanapos, panos e até roupas de cama, dando foco a produtores nacionais. Além de valorizar essas habilidades únicas, a marca serve de plataforma para pequenos e médios artesãos que não possuem estrutura de vendas on-line. “O design, a qualidade e a estética brasileiras merecem destaque no nosso assortment – temos peças maravilhosas e trabalhos únicos no nosso país, onde fazemos questão de jogar os holofotes.” Para ela, diversificar é abrir novas portas e ter a possibilidade de seguir caminhos distintos. “Amadurecer e trabalhar diferentes lados dentro de você não é só importante, mas também saudável. Tenho muito orgulho da mulher que me tornei: múltipla e repleta de papéis que escolhi para mim. Sou mulher, mãe, esposa, empreendedora, atriz e criadora de conteúdo – e cada uma dessas partes diz um pouco de quem eu sou. Acho que isso é a história da mulher moderna: ser de si, dos seus, dos outros e do mundo. É ser uma só e mil ao mesmo tempo.”