Marco Tomasetta escreve um novo capítulo da Montblanc
Genialidade ilimitada! Marco Tomasetta, diretor criativo da Montblanc, escreve mais um capítulo da sua luxuosa carreira disruptiva e segue firmando seu talento artístico na maison.
Assumir a direção criativa de uma marca comprometida com o estilo, a qualidade e a inovação é tarefa que poucos estão aptos a desempenhar. A escolha da Montblanc para aquele que assumiria o cargo não poderia ter sido mais precisa: com passagens por outras renomadas grifes, como Prada, Gucci e Louis Vuitton, o italiano Marco Tomasetta, com seu caráter inovador, comunicativo e ágil, certamente traz importantes contribuições ao design atemporal da Montblanc. Sob sua liderança criativa, a grife passa por uma redefinição das linhas de acessórios de couro e uma ampliação da variedade dos itens, que seguramente mantém a fidelidade dos antigos clientes e atraem os novos.
Isso porque, se por um lado a Montblanc é uma maison centenária, que desde 1906 oferece produtos sofisticados costumeiramente associados a um estilo mais clássico, por outro, sua identidade se renova a cada coleção. Para Tomasetta, essa correlação entre o tradicional e o contemporâneo prova que a label não é apenas tradicional. “Existem marcas que sempre serão clássicas, nas quais nem há oportunidades para um diretor artístico”, afirma. Dessa forma, para ele, a própria presença na equipe da Montblanc já é prova de que a grife não se atém àquilo que já a consagrou no mercado. Tomasetta acredita que o universo das criações da Montblanc seja ritualístico, isto é, as produções se baseiam no ritual de um cliente que sabe o que quer, como se vestir e tem muitas atividades diárias, adota um estilo no qual expressa sua identidade por meio de seu gosto por artigos de luxo da companhia, sejam eles relógios, sapatos, canetas ou perfumes.
Com sua experiência de mais de duas décadas no mundo das artes, Tomasetta notavelmente colabora para essa manifestação identitária por meio de suas criações — que, segundo ele, surgem naturalmente, uma vez que sua criatividade deriva da libertação. Não à toa, o couro é valorizado pelo diretor criativo, que explora a sensualidade do material. Tal sensualidade seria um dos pontos em comum entre sua terra natal e o Brasil, país em que ele esteve por um mês. “No Brasil, assim como na Itália, expressamos a emoção pelo toque. Essa sensação, principalmente para as mulheres, torna-se uma extensão delas. Por isso o couro é importante”, declara.
Dentre as artes que impulsionam sua obra, o diretor artístico da Montblanc destaca a sétima. “O cinema é a minha primeira fonte de inspiração, que me faz realmente imaginar, depois escrever e desenhar.” Tais ações são entendidas por ele como uma forma de materializar a criação e torná-la real, em uma época em que muito do que se mostra, especialmente nas redes sociais, não é verdadeiro. Nesse sentido, o processo criativo de Tomasetta preza pela autenticidade, uma vez que escrever e desenhar são gestos espontâneos que traduzem sua inspiração para todas as coleções e conferem originalidade a seus arquivos.
Justamente por valorizar tanto a escrita, Tomasetta orgulha-se do cargo na Montblanc, conquistado após sua carreira de 20 anos no mundo da moda. O diretor criativo ressalta que, enquanto itens da moda nem sempre provocarão uma conexão com o público, os instrumentos de escrita são capazes de evocar memórias, por exemplo, daqueles que já presentearam ou foram presenteados com eles. Assim a grife se associa a estados de ânimo, a emoções, e se insere na cultura, podendo ser considerada um patrimônio humano – basta imaginar a presença desses instrumentos em importantes eventos para os indivíduos e para a sociedade.
Marco é um profissional visionário com uma luz efervescente que o coloca em destaque em sua trajetória. Não é exagero falar que o italiano cravou seu nome na história da moda sendo sinônimo de luxo, criatividade e paixão pelo que faz. A genialidade que muitos querem, mas pouquíssimos têm, anda lado a lado com Marco Tomasetta, que dentre suas inúmeras qualidades, ama o Brasil.