Moda e Cinema: as melhores collabs entre diretores e estilistas
DIOR EM "PAVOR NOS BASTIDORES"
Os personagens dos filmes de Hitchcock são famosos por usarem trajes elegantes, como Tippi Hedren ambientado em “Os pássaros”, mas o traje de “Pavor nos bastidores” levou essa beleza a outro nível. O figurino do filme ganhou 8 prêmios, que envolveu peças com cintura marcada, vestidos de tule e penas em abundância.
Balmain em “E Deus criou a mulher”
No longa em que Brigitte Bardot interpreta Juliette, uma jovem cujo apetite sexual transforma uma pacata vila de pescadores, difícil imaginar alguém que fizesse um visual tão sensual quanto o querido Balmain. Como figurino, a atriz usa muitos vestidos-camisa de linho e saias justas.
Chanel em “Ano passado em Marienbad”
O filme, que conta a história de um casal misterioso que se encontra em um hotel barroco, leva o figurino de Coco Chanel. A protagonista, interpretada por Delphine Seyrig, é elegante e charmosa, típico estilo da grife, e em seu guarda-roupa não poderia ser faltar vestidos pretos, longos vestidos de crepe de seda e uma camisola de penas.
Givenchy em “Bonequinha de luxo”
Não é surpreendente que Bonequinha de Luxo seja um dos filmes mais falados do mundo da moda. Seu figurino é incrível e faz juz ao nome. Para ele, Givenchy criou visuais como vestido de festa com um chapéu de abas largas, um casaco de lã laranja trespassado, um casaco bege com um véu amarrado na cabeça. O sucesso é tanto que em 2006, o vestido preto usado por Holly Golightly foi leiloado por mais de 500 mil euros.
Yves Saint Laurent em “A Bela da tarde”
Para os figurinos da dona de casa que resolve trabalhar em um bordel, Saint Laurent criou vestidos com babados frescos, uma série de casacos sensacionais, couro forrado com pele, lã cinza e vinil preto. Um visual que até hoje, 50 anos depois de sua estreia, pode ser considerado atual.
Rodarte em “Cisne Negro”
Ainda que a principal figurinista do filme tenha sido Amy Westcott, Rodarte assinou muitas das peças trabalhadas do longa, como os tutus e o famoso vestido de penas que Natalie Portman usa em sua última e icônica cena.