Design de interiores: o sabor da França nesse novo projeto
Sob a assinatura do Intemporary Design Studio, nasce o projeto ‘Elegia, o sabor da França’. Alexandrine Lukach maestra a transformação no imóvel que pertence a uma família há 20 anos. A casa que abriga um casal e três filhos, serve de palco para receber a décor com um olhar do norte da França e um toque vanguardista.
“A principal inspiração desse trabalho foi a minha viagem a esta região da França. Eu queria ver todos esses lugares com meus próprios olhos: uma pequena e velha comuna de Honfleur, a atmosférica cidade de Locronan, a vila de Giverny, onde o grande artista francês Claude Monet viveu e trabalhou... ” – comenta Alexandrine Lukach.
As tecnologias evoluiram muito com o tempo e, além disso, a própria família também mudou. Com os filhos já são adultos, cada um com suas próprias necessidades e interesses, a casa teve que ser adaptada para um novo estilo de vida. A reconstrução foi monumental: o número de andares cresceu, a casa recebeu novos revestimentos de piso e chão e o layout totalmente revitalizado.
Tudo começa na sala de estar, o coração da casa. Ela recebe uma forma retangular alongada com uma grande janela. O espaço é multifuncional e possui uma área para lareira em um dos ambientes. Além das belíssimas poltronas, há um sofá aconchegante entre as duas grandes janelas francesas. Perto da outra parede, podemos localizar a área do home theater. Lá, hóspedes e anfitriões passam o tempo desfrutando de móveis belgas superconfortáveis. E no centro da sala, há um piano de cauda. Não é apenas uma peça de décor, mas uma parte importante na vida dos proprietários: eles costumam tocá-lo e para os três filhos, que sempre estiveram conectados com a música. Além disso, a sala tem acesso ao terraço.
ATENÇÃO AOS DETALHES!
A maior parte dos materiais são naturais e super sofisticados. Os pisos das áreas comuns são em mármore ou combinados com parquet. Os quartos têm painéis de madeira, típicos de interiores franceses e ingleses. Os acabamentos são variados: há quartos com tecidos nas paredes outros com papéis de parede delicados. Cada peça de mobília estofada foi feita sob medida.
Mergulhando ainda mais nesse universo podemos encontrar uma grande coleção de porcelanas e talheres. Para esses itens, há armários de cozinha especiais com vidros transparentes. Há muitas antiguidades da coleção da família — vasos, copos, xícaras — encontraram seu papel no uso diário em quartos e banheiros.
Creme, cinza e azul são as cores preferidas do cliente. Essa mistura de cores se tornou o fio condutor de toda a casa. O espaço renovado foi projetado em tons claros, enquanto os esquemas de cores contrastantes em diferentes áreas funcionais das instalações mantêm o estilo típico das casas francesas tradicionais.
RAIO X
Objeto de reconstrução: edifício construído em 1993
A área útil antes da reconstrução: 250 m² (2.690 pés quadrados)
A área após a reconstrução: 425 m² (4.575 pés quadrados)
Design de interiores: estúdio de design intemporal por Alexandrine Lukach