Oscar 2021: quem vai ganhar a estatueta de melhor figurino?
Preparados para o Oscar 2021? A prestigiada premiação acontece neste domingo, 25 de abril, e entre as diversas categorias que trazem produções incríveis, a de “Melhor Figurino” sem dúvidas está chamando a atenção. Neste ano, os indicados vão desde filmes que nos levam à Era Regencial da Inglaterra até a elegância dos anos ‘20s!
Importante relembrar que, nos anos anteriores, produções impressionantes com visuais que ganharam incluíam Maria Antonieta (2007), A Duquesa (2009), A Jovem Vitória (2010) e Anna Karenina (2013). Esses vencedores do Oscar anteriores refletem uma tendência para retrospectivas e dramas históricos.
Aqui, veja os destaques dos indicados a Melhor Figurino deste ano e faça suas apostas!
1. Alexandra Byrne para "Emma"
Isso marca a sexta indicação ao Oscar de Alexandra Byrne, que criou excelentes figurinos para filmes de época, como "Hamlet" (1996), "Elizabeth" (1998) e "Elizabeth: The Golden Age" (2007), que foi sua única vitória até agora.
Em "Emma", Byrne traz um espírito colorido e divertido para as roupas do período da Regência, combinado com a personalidade estética do diretor Autumn De Wilde. As produções adicionam uma nova cor à adaptação da escritora Jane Austen. A atriz Anya Taylor-Joy, que interpreta a protagonista feminina no filme, personificou a feminilidade exibida pelos designs de Byrne. O resultado, claro, é algo digno de suspiros.
2. Bina Daigeler para "Mulan"
Com um orçamento de mais de US$ 200 milhões, os produtores parecem ter se apaixonado pela última adaptação de Mulan para a Disney.
A figurinista Bina Daigeler não deixou de lado nenhum detalhe, criando os looks mais vivos e únicos para os personagens, e principalmente para a heroína. De armaduras de batalha aos majestosos mantos inspirados em Tang da China, aos trajes luxuosos e elaborados usados pela atriz Liu Yifei, já não há dúvidas de que a pesquisa meticulosa de Daigeler foi um investimento valioso.
3. Ann Roth para "A Voz Suprema do Blues"
"A Voz Suprema do Blues" é o último filme do falecido ator Chadwick Boseman, e ele ganhou o Globo de Ouro por seu papel como o músico Levee. Quanto aos figurinos, a produção alcançou sucesso graças à veterana estilista Ann Roth. Em 2021, aos 89 anos, Roth continua a definir novos padrões.
Entre suas criações mais marcantes para o filme, está o vestido frisado e um xale melindroso usado pela poderosa Viola Davis. A influência do estilo de música e moda dos anos 1920 permeia o filme. Impossível de ignorar!
4. Trish Summerville para "Mank"
O drama de época centrado no escritor de "Cidadão Kane", Herman J. Mankiewicz, conquistou uma temporada de prêmios, com 10 indicações ao Oscar. Motivos para o seu sucesso não faltam, entre eles a colaboração de longa data entre a designer Trish Summerville e o diretor David Fincher. Para seu projeto mais recente juntos, Summerville recriou guarda-roupas da Old Hollywood para os personagens.
Estrelas como Lily Collins e Tuppence Middleton aparecem usando vestidos brilhantes e glamorosos de Trish, incluindo o traje épico de Amanda Seyfried para uma festa no Castelo Hearst.
5. Massimo Cantini Parrini para "Pinóquio"
Talvez "Pinóquio" possa ser considerado até mesmo a maior surpresa deste ano. Dirigido pelo italiano Matteo Garrone, o filme é aclamado pela crítica por sua direção de arte, bem como pela maquiagem e hairstyling.
Como os filmes de Garrone no passado costumavam ser extravagantes na moda, "Pinóquio" foi o primeiro filme a mergulhar nos cantos sombrios do mundo da fantasia, com figurinos que combinam com o tom de Massimo Cantini Parrini. Ele claramente ganhou os telespectadores durante um ano em que o escapismo foi essencial.