Prêmio Bibi Ferreira retorna sua 9ª edição com noite histórica
A cerimônia marcou a primeira aparição de Claudia Raia grávida, a vitória de duas atrizes travestis e o emocionante discurso de Eduardo Martini
Na última noite de quarta-feira (21), aconteceu a nona edição do Prêmio Bibi Ferreira, que celebrou os musicais e peças de teatro do último ano. Com apresentação de Miguel Falabella e Alessandra Maestrini, a dupla vigorou no palco com sua sinergia indiscutível. Antes da cerimônia, Falabella conversou com a L’Officiel e expressou seu entusiasmo com a premiação: “É uma alegria poder encontrar todo mundo - eu já trabalhei com todos aqui - e esse prêmio serve para reforçar a importância do nosso setor”.
A noite foi histórica para a comunidade LGBTQIAPN+, o musical “Brenda Lee e o Palácio das Princesas” levou o PBF a indicar atrizes travestis pela primeira vez. Destas, foram vencedoras Marina Mathey, como Melhor Atriz Coadjuvante em Musicais, e Verónica Valenttino, como Revelação em Musicais. Ambas fizeram um discurso emocionante e aproveitaram o momento para cobrar pela presença de mais travestis na cena. Mais tarde, a ganhadora de Melhor Roteiro Original em Musicais por “Brenda Lee”, Fernanda Maia, também reforçou o papel das pessoas cisgênero em dar espaço para artistas trans e travestis.
Inclusive, o prêmio de Revelação em Musicais foi apresentado pelo ator Tiago Barbosa, que recentemente retornou ao Brasil para interpretar Bituca no musical “Clube da Esquina - Os Sonhos Não Envelhecem”, e foi o ganhador do prêmio na mesma categoria em 2014.
A emoção não parou! Ao levar o prêmio de Melhor Ator em Peça de Teatro por sua atuação em “Simplesmente Clô", o ator Eduardo Martini levou todos às lágrimas ao contar da sua estreia no teatro, que o mesmo realizou escondido do pai. Eduardo levantou a reflexão de que a arte cura pessoas e ressaltou a importância do apoio mútuo dentro do setor teatral.
Os novos papai e mamãe, Jarbas Homem de Mello e Claudia Raia, puderam celebrar mais uma vez esta semana com o prêmio de Melhor Musical Brasileiro com "Conserto Para Dois”. Além do musical vencedor, o inspirador “Nautopia” levou como Melhor Letra e Música - da plateia se percebia a vibração de todo o elenco pelo sucesso. Já o ator André Torquato de “Tatuagem” chegou ao evento com um look arrasador e levou como “Melhor Ator Coadjuvante”.
Os destaques da noite também foram os marcantes musicais "Sweeney Todd”, que rendeu à Andrezza Massei o prêmio de Melhor Atriz em Musicais e, “Família Addams", que ganhou como Melhor Musical. A atriz Carol Costa também brilhou durante a noite com apresentação de prêmios e a performance incrível do musical “Chicago”. O evento ainda ganhou uma super festa para celebrar o centenário de Bibi Ferreira.