Fragrâncias especiais: velas aromáticas para ter em casa
Os aromas certos têm o poder de despertar memórias e sensações, colaborando para o resgate de momentos do passado e ocasiões importantes. Cheiros como o de um bolo quente recém-saído do forno, um drink colorido do verão ou pratos natalinos são capazes de nos transportar para situações da infância e datas comemorativas cheias de alegrias, além de colaborar para aumentar a sensação de aconchego e alegria.
A memória olfativa é um fenômeno cerebral decorrente da associação de uma ocasião, sentimento ou pessoa com um cheiro. Por exemplo, ao aromatizar o quarto frequentemente com um incenso de alecrim nos momentos de relaxamento ou antes de dormir, existe uma grande chance de que esse aroma específico estimule essas sensações. Assim, sentir o cheiro de alecrim durante o dia pode colaborar para diminuir a ansiedade e trazer calma.
Entretanto, raramente, é possível preparar as receitas simbólicas que têm o poder de resgate das memórias várias vezes durante a semana ou fora de datas comemorativas. Por conta disso, as velas aromáticas com cheiros especiais, que se tornaram tendência durante a pandemia, vieram para suprir essa falta, com opções pouco convencionais e que remetem ao cheiro de doces e bebidas que despertam a memória olfativa, como cheesecake de mirtilo, crème brûlée, biscoitos de Natal e piña colada. Acender uma vela desse tipo é uma forma prática, mas muito aconchegante, de levar esses perfumes para qualquer ambiente da casa a qualquer momento.
Criatividade nos aromas
Apesar de as grandes marcas de produtos de casa e autocuidado oferecerem várias opções de velas com aromas diferentes, são as marcas de pequeno e médio porte que se destacam quando o assunto são as velas com cheiros de doces e bebidas. Para quem deseja priorizar os comércios locais, muitas vezes comandados por mulheres, buscar lojas artesanais é uma ótima opção.
Entre as marcas que oferecem velas desse tipo estão a Mair, que tem a Birthday Cake, com aroma de doce de leite com baunilha, para remeter a um bolo de aniversário, sendo uma de suas opções mais populares. A bertco. é outra marca com cheiros interessantes, como Lemon Cookie e Caramel Macchiato, para quem tem o café como parte da sua memória olfativa. Já para quem é apaixonado por doces e bolos, a Sooví tem aromas de Crème Brûlée, Cheesecake de mirtilo e Bolo de banana com nozes, além de incluir óleos essenciais em algumas de suas composições. A marca também conta com o aroma de Prosecco e framboesa rosa, para quem ama o cheiro de comemoração.
Muitas marcas conhecidas, entretanto, também oferecem opções de velas com aromas desse tipo. A Trudon, fabricante de velas francesa, fundada em 1643, conta com algumas opções inusitadas em seu catálogo, como a Moroccan mint Tea, que vem em uma embalagem impressionante, feita de alabastro, e notas que lembram o chá de hortelã marroquino. Outra marca com velas que dão água na boca é a conhecida Jo Malone, com a Pastel Macaroons Townhouse, que evoca o aroma de sobremesas e bolos de um chá das cinco inglês.
Escolha a vela ideal e aproveite
Para maximizar o poder da aromaterapia, a dica é escolher cheiros de acordo com o ambiente e momento em que as velas serão acesas. Para a hora de trabalho ou atividades na casa, vale buscar aquelas com cheiros estimulantes e que colaboram para a concentração, como baunilha, hortelã e limão. Já para a vela que será acesa no quarto a dica é apostar nos aromas calmantes e que reduzem o estresse, como lavanda e laranja.
No quarto, vale montar um cantinho aconchegante para aproveitar na hora de se desconectar antes de ir dormir. Uma poltrona larga ou uma cama box confortável, em conjunto com uma mesinha e iluminação leve, ajuda a acalmar o corpo. Para finalizar, escolha uma vela com aroma que resgate momentos calmos e felizes, apostando em cheiros adocicados ou que ativem alguma memória olfativa.
Para aumentar ainda mais os benefícios da aromaterapia, é possível usar óleos essenciais que tenham o mesmo aroma das velas benéficas e usá-los em aromatizadores, relicários ou em spray pela casa.
O processo para conseguir um aroma agradável e que seja sentido durante a queima da vela é resultado de um estudo cuidadoso e que leva em consideração o tipo de cera usada – que pode ser de abelha, soja, coco, entre outras –, assim como o tamanho e tipo de pavio que será usado para a queima. Todos esses detalhes precisam ser pensados com cuidado, para que o produto final proporcione uma linda experiência.
Além dos cuidados da marca da hora da criação do item, algumas estratégias em casa podem ajudar a garantir uma queima longa e prazerosa, como aparar o pavio periodicamente, evitando que a chama fique muito alta, e períodos de queima longos, permitindo que a vela queime até que a cera derretida toque nas laterais do refratário onde a vela está armazenada, evitando que ela crie um “túnel”.
Com tantos aromas saborosos e delicados, fica até difícil escolher a vela perfeita. A experiência de sentir cada cheiro disponível permite um resgate a momentos do passado, despertando emoções e até aumentando a qualidade de vida no dia a dia. Além de benéficas, as velas promovem uma decoração sofisticada e aconchegante, que faz toda a diferença.