AZ Factory: uma homenagem ao legado de Alber Elbaz
De roupas à decoração, veja todos os detalhes do desfile de Outono/Inverno 2023/24 da AZ Factory!
Alber Elbaz faleceu prematuramente logo após o lançamento da AZ Factory, há dois anos, mas a marca vem caminhando e selecionando convidados que sigam a proposta de "moda inteligente que se importa", que era o propósito de Elbaz. Não é um processo fácil. As estilistas Molly Molloy e Lucinda Chambers, colaboradoras de longa data da marca, assinam a coleção de inverno desfilada nessa manhã fria em Paris.
O tom foi de homenagem ao legado de Elbaz. O resultado ficou bastante interessante, com looks montados em camadas e soluções criativas na inserção de acessórios, como faixas que funcionam como cintos. Boa parte dos materiais foram reutilizados do estoque da marca. Alguns elementos importantes para a dupla na construção das peças passam pelas reviravoltas na feminilidade arquetípica, a fluidez e texturas exuberantes, além do interesse em drapeados e em formas arquitetônicas, detalhes esculturais e volumes. Assim, um vestido de jérsei, com um detalhe de babados na frente, foi combinado com luvas “aladas”, um colete acolchoado parecia ter sido amarrado ao redor do corpo, camisas ganharam movimento extra nas costas, drapeados e alguns detalhes remetem à alta-costura. Há, ainda, um bom-humor na montagem dos looks, que certamente Elbaz aprovaria: um vestido longo preto com detalhes em renda remete a um roupão e há uma estampa de pílula, por exemplo.
Na passarela, além de roupas e acessórios, a marca apresentou uma edição limitada de 35 bancos semelhantes a totens, feitos em madeira e decorados com painéis de couro de acervo e pintados com esmaltes coloridos naturais feitos a partir de pó de vidro reciclado.