AZ Factory faz tributo a Alber Elbaz
O último dia de Paris Fashion Week é tomado pela emocionante homenagem da AZ Factory para o estilista israelense Alber Elbaz
Quando o estilista Alber Elbaz faleceu de repente, em abril, vitima de covid-19, o mundo da moda caiu em consternação. Uma das figuras mais amadas e amáveis do circuito internacional, o israelense tinha acabado de lançar sua nova empreitada, a AZ Factory, com investimento do grupo Richemont, depois de uma temporada fora do ar. Foi um retorno relâmpago e carregado de otimismo, trazendo um sorriso bem vindo a um mundo que andava cinza e pandêmico.
Nada mais justo que o encerramento desta semana de moda francesa, que marcou também uma volta aos shows presenciais em full throttle, fosse uma homenagem a ele. Em tom emocional e emocionado, 44 grandes marcas e estilistas armaram uma coleção coletiva, cada um com seu look, homenageando a seu modo os ícones de amor do estilista na sua carreira — que passou pela Lanvin, Saint Laurent e Guy Laroche.
Estão lá seus laços, os volumes festivos, os corações desenhados à mão, a gravata borboleta do próprio, as mangas bufantes etc. - até seus próprios autorretratos, iluminando a cauda imensa do look da Lanvin, a casa que ele ajudou a recolocar no mapa. De ALAÏA a Y/PROJECT, passando por colegas contemporâneos e novatos que podem ocupar o lugar deixado por Elbaz — como Christopher Johnrogers —, as marcas se apresentaram em ordem alfabética e releram o DNA do homenageado dentro dos seus próprios códigos.
Uma bela homenagem para mostrar que a presença do estilista manterá sua influência marcante dentro do imaginário de todos. Depois de coleção desenhada pela própria equipe que o estilista deixou na própria AZ Factory — e que, com justiça, não foi tratada como sideline do show — a modelo Amber Valletta encerrou a apresentação, vestida como Alber costumava aparecer, fazendo a ponte dos aplausos entre a plateia estrelada e a figura eterna do estilista. O show até pode parar de vez em quando, como esta pandemia mostrou duramente para o mundo e para a moda, mas o amor é para sempre.