Como o coronavírus está afetando a moda? 6 marcas cancelam seus desfiles em Paris
O coronavírus está afetando a programação da Semana de Moda de Paris: Masha Ma, Shiatzy Chen, Uma Wang, Jarel Zhang, Calvin Luo e Maison Mai cancelaram seus eventos planejados na capital francesa por causa do surto.
A Federação da Alta-Costura e da Moda anunciou os cancelamentos à medida que se preparam para os shows e apresentações de outono, que devem ocorrer de 24 de fevereiro a 3 de março.
"A Federação da Alta Costura e da Moda disponibilizará todas as suas plataformas de comunicação para permitir que essas marcas compartilhem o trabalho que planejavam apresentar na França e no exterior", afirmou a federação em comunicado.
A iniciativa francesa vem na sequência de um movimento semelhante das autoridades italianas da moda, enquanto compradores e editores chineses assistem a esta rodada de desfiles europeus devido às restrições às viagens impostas para conter a propagação do vírus.
A Camera Nazionale della Moda disse que pretende envolver membros da comunidade de moda chinesa durante a Milan Fashion Week, que acontece entre os dias 19 e 24 de fevereiro, por meio do projeto "China, estamos com você".
Shows transmitidos ao vivo, plataformas de mídia social dedicadas a comentar sobre as coleções, conteúdo dos bastidores e entrevistas permitirão que compradores e designers participem remotamente da experiência da moda.
Como parte da iniciativa, oito designers emergentes chineses que deveriam ter apresentado suas coleções em Milão dentro do espaço do Fashion Hub da Camera della Moda poderão exibir suas formações digitalmente com projeções de vídeo e explicar suas inspirações através de chamadas de vídeo ao vivo.
As próximas semanas de moda em Pequim e Xangai, que deveriam começar em 25 e 26 de março, respectivamente, também foram adiadas.