Dior confirma desfile Cruise 2021 na Itália, mas sem público
A segunda-feira, 22 de junho, começou com um bonjour diferente. Na tela, as palavras vinham de Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da Christian Dior, e Pietro Beccari, CEO. Ela, que passou seus dias de quarentena em Roma, volta aos domínios da maison francesa com boas novas, para quem tinha um certo medo de ter a Cruise 2021 cancelada. Afinal, a data original era 27 de maio. Devido à crise de saúde causada pela COVID-19, França e Itália estavam em lockdown e precisou ser adiada.
Apesar de não ser mais um destino físico para os fashionistas acompanharem de perto a apresentação, a estilista já trouxe uma série de informações sobre o show que acontecerá no dia 22 de julho, na Piazza del Duomo, comuna italiana de Lecce, localizada em Puglia. “Meu pai nasceu lá e carrego muitas memórias do lugar. Queria dedicar esse show a ele, porque ele me ensinou a acreditar em mim, inclusive nos momentos mais difíceis e pensar no futuro.”, conta Maria Grazia, que deu start ao Cruise antes mesmo da pandemia começar.
A escolha por Puglia também se dá a uma paixão da designer pelo artesanato local. “Algo que era muito importante para mim era transmitir quanto valor de artesanato há na Puglia e como é importante, especialmente para as gerações mais jovens”, diz. “Somos uma empresa que trabalha com pessoas em todo o mundo e muitas pessoas dependem do nosso trabalho”. Entre as técnicas locais está o tombolo, um tipo de rendado bordado.
Além disso, há as esculturas de luz assinadas pela artista visual Marinella Senatore, que farão parte da apresentação, que acontecerá ao vivo, sem platéia, mas cheio de amor. Maria Grazia colocou seus sentimentos mais profundos neste projeto que ainda apoia a cadeia produtiva italiana, uma das nações mais afetadas pelo coronavírus e, claro, se manter no calendário de Cruise. Pode ser ou não, uma nova representação do New Look da nossa geração.