Schiaparelli abre a temporada de verão 2024 da alta-costura
Desta vez, a Schiaparelli olha para o passado de Elsa e iconografias do seu estado natal, o Texas, para compor uma coleção que olha para o futuro a partir de uma visão vintage.
Foi na Paris das primeiras décadas do século 20 que Elsa Schiaparelli se encantou pelo surrealismo. "O trabalho com artistas como Bebe Berard, Jean Cocteau, Salvador Dali, Vertes, Van Dongen e com fotógrafos como Hoyningen Huene, Horst, Cecil Beaton e Man Ray proporcionavam à pessoa um sentimento de alegria. Você se sente apoiada e compreendida, além da crua e chata realidade de simplesmente fazer um vestido para vender", diz a estilista em “Shocking Life”, sua autobiografia lançada pela primeira vez em 1954. Essa se tornou a essência de sua marca homônima, que o atual diretor Daniel Roseberry se empenha para adaptar aos dias de hoje junto com sua própria visão criativa.
E é na alta-costura que as possibilidades são maximizadas. Abrindo a temporada verão 2024 hoje, em Paris, ele olhou para o céu, para o passado de Elsa e iconografias do seu estado natal, o Texas, para compor uma coleção que olha para o futuro a partir de uma visão vintage.
Para tanto, foi buscar suporte num episódio de 1877, quando o tio de Elsa, Giovanni Schiaparelli, diretor do Observatório Brera em Milão, descobriu uma série de canais, uma área tão grande como o Grand Canyon, marcando a superfície de Marte. Foi ele, também, quem cunhou o termo “marciano”. Nessa esteira da busca pelo futuro nas estrelas, Daniel encontra o passado bordando um vestido e um boneco com microchips de placa-mãe de computadores anteriores a 2007. Técnicas antigas de trabalhos manuais em tecido dão suporte, como manda a regra da couture.
Do universo dos caubóis vieram as botas estendidas até a coxa repleta de fivelas, os nós de adestramento com tranças de cavalo refeitos como pontas de cetim de seda, a jaqueta bomber de camurça camelo e o terno espartilho em jeans branco. “Elsa estava empenhada em que casamentos improváveis ganhassem o seu próprio design, e os looks desta coleção honram essa tradição”, explica o diretor criativo sobre a mistura de materiais, técnicas e modelagens arquiteturais.