5 séries brasileiras que merecem a sua maratona!
Conheça diferentes histórias que te levam à emoção
Após um longo hiato das produções audiovisuais por conta do isolamento social durante a pandemia, finalmente podemos ver a indústria da TV e cinema aquecidas novamente. Grandes lançamentos, como a quarta temporada de Stranger Things, retornaram como uma verdadeira febre global e atualmente A Casa do Dragão (House of the Dragon) na HBO Max junto com O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder no Prime Video conquistam o público e repercutem na internet toda semana com seus novos episódios milionários.
Entretanto, não é só o mercado estrangeiro que voltou em grande estilo. Nos últimos meses, tivemos grandes lançamentos de séries brasileiras que abrilhantaram os streamings com super produções. Confira as cinco séries que nós assistimos e pudemos conversar com alguns atores do elenco.
Queer Eye Brasil (Netflix, 2022)
Com o sucesso do formato norte-americano, o reality show Queer Eye ganha sua versão brasileira com cinco fabulosos que transformam a vida de pessoas a partir de novas perspectivas. Com seis episódios que garantem muita risada, o destaque da primeira temporada vai para o primeiro e segundo episódios, do Rafael e da Alessandra, que são capazes de fazer o público soluçar de emoção com histórias inspiradoras. Pudemos conversar com o Yohan Nicolas, francês e especialista de beleza, que foi um dos fabulosos da série.
“O processo de produção foi pensado de uma forma que proporcionasse o maior conforto possível e o maior cuidado para que a gente se sentisse à vontade e confortável para se abrir, mostrar sentimentos e abordar todos os assuntos que a gente quisesse de uma forma leve, acolhedora e sem intimidar. Foi uma delícia poder entrar na vida dessas pessoas e poder contribuir para que elas tivessem uma vida melhor, e uma forma de ‘novo começo’ com ferramentas de vida mais sólidas”
Sobre o feedback que tem recebido, Yohan diz: “É extremamente gratificante, me sinto lisonjeado e emocionado com a quantidade de amor que o ‘movimento Queer Eye’ tem gerado. Nunca fiz nenhum trabalho na minha vida que tenha gerado um impacto desse tamanho, é muito lindo ver e viver isso.”
Manhãs de Setembro, 2ª temporada (Prime Video, 2021)
Após a primeira temporada emocionante em que Cassandra (Liniker), uma mulher trans, descobre ter um filho com Leide (Karine Teles), o grande elenco que conta com Paulo Miklos e Linn da Quebrada se vê diante de um novo desafio a partir do reencontro de Cassandra com seu pai Lourenço (Seu Jorge) e a esposa dele Ruth (Samantha Schmütz). Com mais um arco que promete levar o público às lágrimas, o elenco também é reforçado com Ney Matogrosso e Mart’nália.
Só Se For Por Amor (Netflix, 2022)
Prestes a estrear como protagonista da nova novela das 21h, Travessia (Globo), Lucy Alves se torna Deusa em “Só Se For Por Amor” da Netflix e entrega um protagonismo autêntico. Após a morte de um ídolo da música sertaneja, os empresários César Marcolo (Gustavo Vaz) e Ana Lígia (Ana Mametto) enxergam a oportunidade de lançar novas estrelas do gênero musical. Apesar da grande semelhança com acontecimentos reais do universo sertanejo, a série se propõe a homenagear grandes artistas. Com Agnes Nunes, Filipe Bragança, Jeniffer Nascimento, Clarissa, Micael Borges, Laila Garin e outros, a produção mixou diversos talentos musicais, com diferentes repertórios e os proporcionou histórias bem desenvolvidas com interpretações de grandes sucessos da música brasileira e canções originais. No início podemos dizer que sentimos falta da voz de Mametto, que havia brilhado no musical “Sonho de uma Noite de Verão na Bahia” do diretor João Falcão, mas o personagem da mesma ganhou um clímax digno. Os personagens Nelton (Adriano Ferreira) e Roberta (Luiza Fittipaldi) também vivenciam momentos delicados em suas jornadas dentro da série sobre sexualidade e deixam em aberto um possível desenvolvimento dessas tramas paralelas.
Conversamos com o ator, cantor e compositor Adriano Ferreira que nos contou um pouco dos bastidores da série.
“Foi muito divertido e cheio de aprendizados pra mim. O entrosamento da banda que você pode ver ali nas cenas, se deu por todo o elenco de forma real. Somos pessoas de diferentes sotaques, histórias, repertórios, estradas, mas acho que nos unimos muito na vontade de fazer este projeto, a ponto de nos darmos bem, trocarmos vivências, conversas profundas e criar grupo no WhatsApp - que está super ativo (risos). Lembro de ouvir de algumas pessoas do elenco, que já tinham feito outros trabalhos no audiovisual, que essa conexão não é muito comum. Que sorte a nossa!”
Com o arco que envolve seu personagem Nelton, Adriano também refletiu sobre a importância e a maneira cuidadosa que a série introduziu questões de sexualidade.
“Enquanto existir o preconceito, essa pauta sempre será de muita importância e o que me deixa feliz na forma como ela é tratada na série, é a naturalidade. Tem uma cena onde Roberta, uma personagem gay (interpretada por Luiza Fittipaldi), diz pro meu personagem que está se descobrindo a seguinte frase: ‘Chute na bunda e dor de cotovelo é igual para todo mundo Niltinho!'. Nós LGBTQIAPN+ somos tão estigmatizados na sociedade que algumas pessoas realmente esquecem que somos pessoas. Que sentimos fome, sede, nos apaixonamos e sentimos dor quando batemos o dedão na quina da cama (risos), assim como qualquer um. É um absurdo termos que ficar ainda preocupades em manter os nossos direitos, enquanto pessoas, por ainda existir tanto preconceito! Acredito que quanto mais formos retratados de forma natural, quem ainda tá preso lá atrás, no tempo, vai se acostumando. Ser LGBTQIAPN+, nessa primeira temporada até então, só é visto como um problema pelos olhos de quem tá se descobrindo assim, para os demais personagens isso nem é um assunto. Retrata a realidade de como a nossa sociedade lida com a gente? Não. Mas deveria ser assim que a sociedade deveria lidar? Ao meu ver, sem dúvidas!”
Pacto Brutal - O Assassinato de Daniella Perez (HBO Max, 2022)
Lançado em julho, o documentário de cinco episódios reacendeu o terrível assassinato da atriz Daniella Perez. Com depoimentos fortes e emocionantes de Glória Perez, a série leva o espectador a um ápice de emoções capazes de tirar o sono. Sem a necessidade de recriar as cenas do crime, o roteiro consegue conduzir o público de forma plena e ativa a partir de uma visão pessoal da família e amigos de Daniella. Com é dito diversas vezes ao longo do documentário, o principal intuito da produção é desmistificar as mentiras inventadas pela imprensa na época do assassinato.
Rensga Hits (Globoplay, 2022)
O mais recente sucesso do Globoplay é interpretado por Alice Wegmann, que dá vida à Raíssa, uma jovem que sonha em ser cantora sertaneja. Após descobrir que seu futuro marido possui outra família, Raíssa o abandona no altar da igreja e viaja para Goiânia. A trama começa após a cantora e compositora descobrir que sua música acaba de ser lançada por outra artista. Entre os desdobramentos da história, descobrimos o Espetinho da Carol (Maíra Azevedo), a briga entre as empresárias Marlene (Deborah Secco) e Helena (Fabiana Karla) e a dupla Théo e Thamires (Jeniffer Dias), cantores que fizeram sucesso quando criança, e agora precisam encarar as consequências da fama.
O ator Sidney Santiago Kuanza, intérprete de Théo e da música “Partiu Paraíso” na série, comentou sobre as questões sociais levantadas na série: “Rensga Hits está inserido nesse novo mapa do audiovisual brasileiro onde você tem salas e chefes de roteiro mais jovens, e de uma forma geral, essas pessoas estão muito atreladas a nossas pautas mais urgentes, como a inclusão racial nos espaços de escrita e na esfera da representação, trazendo temáticas necessárias como o próprio feminismo e a desigualdade no país.”
E sobre as expectativas para o seu personagem após as reviravoltas da primeira temporada, ele diz: “Acho que temos com esse personagem uma possibilidade grande de mexer nessa masculinidade que é tóxica, protegida e que nos é muito íntima no Brasil, esses meninos que são sempre preferidos e tem vantagem em relação às meninas. Depois de tudo o que aconteceu na trajetória dele, espero que ele tenha aprendido coisas e possa se transformar.”
Novas séries estão previstas para estrear ainda no último semestre e estamos ansiosos para poder maratonar. Os próximos lançamentos que estão prometendo muita emoção são: o “O Coro” do Disney+, “Vale dos Esquecidos” do HBO Max e “Eleita” do Prime Video.
Fotos: Divulgação