Hommes

Aerosmith anuncia aposentadoria devido à saúde de Steven Tyler

Vocalista da banda sofreu séria lesão nas cordas vocais que o impede de cantar profissionalmente

performer person solo performance adult female woman accessories jewelry ring face
Steven Tyler | Foto: Reprodução/ Instagram @iamstevent

Na última sexta-feira (02.08), o grupo Aerosmith anunciou a aposentadoria definitiva dos palcos devido a problemas nas cordas vocais de Steven Tyler, 76, integrante do grupo por décadas. A decisão foi anunciada pelo perfil oficial da banda no Instagram e agitou fãs e seguidores.

 

"Como vocês sabem, a voz de Steven é um instrumento como nenhum outro. Ele passou meses trabalhando sem cansar para recuperar sua voz para onde estava antes da lesão", afirmou o comunicado oficial da banda se referindo aos problemas enfrentados pelo cantor no ano passado. O grupo que marcou a historia da música mundial com os sucessos Dream on e I don't wanna miss a thing afirmou que todos os ingressos dos shows que faltavam para a turnê de despedida vão ser reembolsados aos fãs.

 

Aos 75 anos, Steven Tyler sofreu uma lesão rara na laringe e suas cordas vocais ficaram seriamente machucadas durante show em setembro do ano passado. Após o ocorrido, as apresentações foram adiadas. Em abril deste ano, a banda anunciou as datas remarcadas da turnê nas redes sociais. As apresentações começaram em Pittsburgh, na Pensilvânia, em 20 de setembro, e iriam até 26 de fevereiro de 2025, data em que o grupo faria seu último show em Buffalo, Nova York.

O que aconteceu com a voz de Steven Tyler?

 

Por décadas, o cantor americano é conhecido por seu timbre característico e sua amplitude vocal pelos sucessos que emplacou durante sua carreira com a banda Aerosmith. Por alcançar notas mais altas, a potência vocal de Tyler prejudicou a sua laringe.

Esta parte do corpo humano é constituída, em sua maior parte, de uma cartilagem bastante elástica. Geralmente, as lesões vocais ocorrem porque a pessoa não canta com a técnica certa ou força as cordas vocais e utiliza a voz de forma errada. Com Steven Tyler, a amplitude vocal do cantor já não era mais a mesma de quando era jovem, o que prejudicou o canto.

 

Mesmo fazendo as adaptações necessárias para realizar seus agudos poderosos e agradar aos fãs, a cartilagem da laringe, com o tempo, vai ficando mais rígida e pode ocasionar uma fratura. Acredita-se que Steven estava se recuperando até a banda confirmar que a lesão é incurável. Com esse quadro clínico crítico, ele ficou impedido de cantar profissionalmente.

Carinho dos fãs

 

O comunicado oficial fez referência aos profissionais que estavam com a banda na turnê de despedida, além dos fãs que acompanham o grupo por décadas. "Nós estamos gratos, além das palavras, por todos que estavam animados para cair na estrada conosco uma última vez. Gratos pela nossa equipe especialista, nosso time incrível e pelas milhares de pessoas talentosas que fizeram nossas turnês históricas possíveis", disse o comunicado da banda nas redes sociais.

 

Reagindo ao anúncio oficial, os fãs deixaram mensagens carinhosas à banda. “Todos nós precisamos saber a hora de parar. E fazer turnê realmente desgasta. Que continuem fazendo música”, disse um seguidor. “Fizeram a história do rock! Meus eternos agradecimentos pela influência na minha e nas milhões de vidas que vocês transformaram. #Aerosmithforever”, agradeceu um fã à banda que inspirou tantas canções e estilos do rock por gerações.

 

Tags

Posts recomendados