Água em Marte: novas descobertas são impressionantes
Encontrar água em Marte é vital para criar um ambiente potencialmente habitável e saber muito mais sobre sinais de vida antiga.
Água em Marte? Em fevereiro de 2021, o rover Perseverance aterrissou com sucesso na Cratera Jezero, em Marte, com a missão específica de investigar vestígios de vida microbiana do passado.
Após mil dias de exploração na superfície marciana, a sonda da NASA revelou informações cruciais sobre a história de um antigo lago e delta de rio no Planeta. A escolha estratégica da Cratera Jezero como local de pouso baseou-se em imagens orbitais que evidenciaram a presença de um delta, indicando claramente a existência prévia de um vasto lago na cratera.
A equipe científica, liderada por Ken Farley, projetou a missão considerando que lagos oferecem ambientes potencialmente habitáveis, e os depósitos rochosos dos deltas são locais propícios para preservar sinais de vida antiga, como fósseis, no registro geológico.
O que é ''delta de um rio''?
O delta é o local formada por vários canais (braços do leito do rio) onde um rio desagua em outro. Esse tipo de foz é comum em rios de planícies, devido à pequena declividade e, consequentemente, pequena capacidade de descarga de água, o que favorece o acúmulo de areia e aluviões na foz do rio.