Barba: deve-se usar protetor solar por cima dos pelos?
Alguma forma de proteção será necessária, mesmo no inverno. Tudo dependerá do tamanho da barba, mas de qualquer forma os pelos também precisarão de proteção contra os raios solares. Confira!
Não é novidade que os homens, no geral, não são tão adeptos à proteção solar diária – um erro muito comum e que pode aumentar o risco de câncer de pele e envelhecimento precoce - ainda mais aqueles que costumam deixar a barba crescer… Mas e quando a barba já é grande, deve-se ou não usar protetor solar em cima dos pelos? Confira!
Segundo a Dra. Jaqueline Zmijevski, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Fellow em Tricologia pela Associação Médica Brasileira (AMB), tudo depende do tamanho dos pelos. Se forem longos e cobrirem toda a pele, a proteção pode ser feita com leave-ins no pelo. Se a barba for curta e rala, é importante proteger a pele, sim - e a área sem pêlo precisa ser protegida diariamente. Apesar do uso comum por parte das mulheres, muitos homens não conhecem os leave-ins – mas deveriam usá-los. A médica explica que os leave-ins servem como protetores térmicos e solares, além de ajudarem a alinhar os fios. Algumas fórmulas multifuncionais, como o Balm para barba Uptown, da B.URB, também conferem proteção solar. “O bálsamo traz em sua fórmula emolientes calmantes (que hidratam a pele e amenizam o desconforto causado pelo crescimento dos fios - coceira, escamação, dentre outras) e proteção solar. Seus ativos também conferem proteção térmica”, explica Ana Paula Kascher, diretora comercial da B.URB.
A Dra. Jaqueline explica que o cuidado com a barba começa na higiene adequada. “Manter a barba limpa ajuda no controle da oleosidade da pele, além de remover as impurezas acumuladas ao longo do dia, como suor, poeira, poluição, restos de alimentos e cosméticos. Após a lavagem, é importante secar a região, evitando assim a proliferação de fungos. Já para a região da pele sem os pelos, limpeza diária além de hidratação e proteção solar. Além da higiene, o pelo da barba necessita de hidratação, assim como os cabelos. Hoje em dia existem produtos específicos para esse fim, mas os produtos de cabelo também podem ser utilizados. A hidratação pode ser feita no banho, com os pelos limpos”, conta a médica. Para esse fim e com usos mais comuns entre os homens, temos os óleos e cremes: “os primeiros ajudam na reposição de lipídios, gordura boa que está presente entre as cutículas, enquanto os cremes para a barba podem ter função de hidratação para os fios ou de proteção da pele local na hora do barbear, havendo assim menos atrito da lâmina com a pele”, diz a médica. Para hidratação em uso diário, Ana Paula Kasher sugere o Óleo para Barba Harlem, um poderoso óleo especialmente desenvolvido para promover tratamento completo e de alta performance da barba e bigode. “Indicado para ser usado em barbas de todos os tipos com mais de 2 centímetros de comprimento, o produto garante hidratação eficaz dos fios, promovendo maciez e crescimento saudável e evitando desconfortos e coceiras. A grande vantagem do Óleo para Barba Harlem está no fato de poder ser aplicado diversas vezes ao longo do dia, conforme a necessidade dos fios, para promover hidratação sem aumentar a oleosidade da região, já que tem toque seco e rápida absorção”, diz Ana Paula.
A correta hidratação e proteção evita, segundo Ana Paula, que os pelos fiquem quebradiços. “Os pelos podem quebrar com o atrito excessivo na região, falta de hidratação e de cuidados (como não aparar regularmente), exposição solar intensa, exposição contínua ao cloro ou água do mar. Quando a barba fica quebradiça, o melhor a fazer é aparar. Já nos casos de caspa na barba, é importante passar por uma avaliação dermatológica, já que a descamação na barba pode ser dermatite seborreica, mas também outras condições que exigem tratamento adequado”, finaliza a Dra. Jaqueline.