Após escândalos Príncipe Andrew se afasta de deveres oficiais
Aos 59 anos, o príncipe Andrew, filho da rainha Elizabeth II, anunciou que irá se retirar da vida pública. A decisão foi tomada por conta do escândalo mundial entre sua amizade com o empresário americano Jeffrey Epstein, que foi acusado de agressão sexual e encontrado morto na prisão.
Andrew concedeu recentemente uma entrevista para a BBC e desde então vem sendo amplamente criticado por não demonstrar a menor empatia pelas vítimas de Epstein e por sua decisão de ficar na casa do financista em Nova York em dezembro de 2010, logo após o empresário ter cumprido 13 meses de prisão. O duque também disse que "não se lembrava de ter conhecido" Virginia Roberts Giuffre, vítima que alega ter sido forçada a fazer sexo com ele quando tinha apenas 17 anos.
Em comunicado oficial o príncipe afirma: “Ficou claro para mim nos últimos dias que as circunstâncias relacionadas à minha antiga associação com Jeffrey Epstein se tornaram uma grande interrupção no trabalho de minha família e no valioso trabalho que está acontecendo nas muitas organizações e instituições de caridade que tenho orgulho de apoiar. Perguntei a Sua Majestade se poderia me retirar das atividades públicas por tempo indeterminado, e ela me concedeu sua permissão’’
“Sigo lamentando sem rodeios minha relação errônea com Epstein. Seu suicídio deixou perguntas sem resposta, principalmente para suas vítimas, e expresso minha compaixão mais profunda com qualquer um que tenha sido afetado e esteja buscando uma forma de virar a página. Só posso esperar que, com o tempo, sejam capazes de reconstruir suas vidas. Estou totalmente disposto a colaborar com a Justiça em qualquer investigação, caso seja necessário”, manifesta o membro da família real.
Especulações afirmam que o príncipe chegou a pensar inicialmente que sua polêmica entrevista teria tido uma boa repercussão e que ele teria havia falado para a mãe que o esclarecimento televisionado teria sido um sucesso. O Palácio de Buckingham não confirmou as conversas entre os membros da família, mas diz que a rainha rainha Elizabeth de 93 anos estava ciente da entrevista.
O FBI continua sua minuciosa investigação sobre Epstein e os nomes associados a ele em um processo enorme cheios de mistérios e segredo. Ao que tudo indica, Andrew terá que ser levado para depor nos Estados Unidos, um marco histórico para a realeza britânica.
Aguardemos cenas dos próximos capítulos!