Luz eterna: você sabia que existe uma lâmpada acesa desde 1901?
Em funcionamento desde os anos 1.900 na Califórnia, a Centennial Light Bulb é famosa ao redor do mundo e tem até página oficial no Facebook!
Você sabia que existe uma lâmpada que funciona desde 1901? Acredite, ela tem nome, fica na Califórnia, é protagonista de algumas teorias da conspiração e tem até uma página oficial na internet.
A Centennial Light Bulb - ou Lâmpada do Centenário de Livermore - é a lâmpada de maior duração na história, reconhecida pelo Guinness World Records. Localizada em Livermore, na Califórnia, ela foi instalada em 1901, no corpo de bombeiros da cidade. Isso porque os bombeiros plantonistas queriam uma lâmpada que os iluminasse e que nunca fosse apagada, para que quando recebessem chamados de emergência no meio da noite, já estivessem um pouco despertos.
Feita manualmente pela Shelby Electric Company - empresa já desativada - em Ohio no final da década de 1890, era originalmente uma lâmpada de 30 watts, mas desde 2010 ela opera apenas 4 watts.
Em alguns registros, conta-se que ela só ficou apagada uma única vez durante cerca de 20 minutos e, depois disso, nunca mais passou um dia sequer sem funcionar. Atualmente, além de estar no livro dos recordes, ela também tem sua própria página na internet, um perfil oficial no Facebook e é vigiada 24h por dia por uma câmera exclusiva.
Existem até algumas teorias de que ela só está funcionando até hoje porque está em seu estado original de instalação, nunca foi retirada dali, não teve seu soquete trocado e, também, não foi apagada. Apesar de especialistas confirmarem que isso influencia totalmente na duração do funcionamento de uma lâmpada, há muito mistério sobre o porque, realmente, a lâmpada centenária funciona até hoje.