Cerveja e vinho tem os mesmos benefícios. Confira!
Nada como um copinho de cerveja no fim do dia para relaxar depois de um longo e cansativo expediente. Algumas pessoas, entretanto, optam pelo vinho por dizerem que é mais saudável. Contudo, vários estudos indicam que um consumo moderado de bebidas alcóolicas pode ser bastante benéfico à saúde, podendo até mesmo reduzir o risco de doenças cardíacas. Mas então, qual é o mais saudável: cerveja ou vinho?
De acordo com alguns especialistas, a cerveja é tão benéfica quanto o vinho, desde que consumida moderadamente: uma taça por dia para as mulheres e duas para os homens. E os benefícios vão variar de acordo com o tipo de bebida: o vinho branco é menos benéfico do que o vinho tinto, enquanto que entre as cervejas, as artesanais se saem melhor do que as convencionais.
VINHO
O vinho é apontado como uma bebida boa para a saúde desde os anos 1980 quando cientistas tentaram entender como os franceses tinham as menores taxas de incidência de doenças do coração apesar de apresentarem uma alimentação rica em gorduras saturadas e colesterol. Foi constatado que o vinho era um fator de proteção, sendo observado anos mais tarde que o consumo desta bebida auxilia na redução da mortalidade.
Em 2006, um outro estudo identificou o possível composto responsável por esses benefícios: o resveratrol. A uva é uma fruta rica em polifenóis - estes são compostos que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios - e entre um deles está o resveratrol que está presente em grande quantidade no vinho tinto por causa dos seus pigmentos, o que o torna mais saudável do que o branco.
Outro estudo conduzido no mesmo ano constatou que os consumidores de vinhos costumam consumir mais frutas e vegetais em relação aos que consomem outros tipos de bebidas alcoólicas. Dessa forma, o consumo do vinho estaria associado a outros hábitos saudáveis.
CERVEJA
A partir da pesquisa sobre o consumo alimentar, alguns estudiosos decidiram estudar a relação entre os consumidores de cerveja e a saúde, observando que o consumo equilibrado de cerveja pode ser tão bom para o coração quanto o consumo de vinho. Outro estudo descobriu que o consumo de cerveja artesanal é ainda melhor por não passar pelos processos industriais que as cervejas tradicionais, como a pasteurização e a filtração, o que faz com que ela contenha maior teor de compostos vegetais e leveduras, o que podem apresentar um maior potencial de benefícios.
Apesar de todas as vantagens do consumo controlado de cerveja, o álcool pode ser muito prejudicial, causando dependência, aumentando o risco de doenças hepáticas e até mesmo de câncer. Dessa forma, os supostos benefícios não seriam superiores aos males causados pelo álcool. Sendo assim, as bebidas zero álcool seriam mais recomendadas para aqueles que buscam esses benefícios.
Por fim, enquanto não houver um consenso científico sobre o consumo das bebidas alcoólicas e suas supostas vantagens e desvantagens, o que prevalece é a preferência pessoal e o bom senso.