Dieta da realeza: 10 hábitos surpreendentes da família real
De 1982 a 1993, Darren McGrady atuou como chef particular da família real britânica e pôde acompanhar de perto o comportamento de seus membros, tanto em momentos mais descontraídos, como suas férias no Castelo de Balmoral, na Escócia, quanto no cumprimento de protocolos que determinam a conduta no Palácio de Buckingham.
Veja 10 hábitos curiosos da realeza:
1 - Churrasco
Essa não é uma paixão só dos brasileiros. Segundo MCGrady, o Príncipe Philip se responsabilizava pelos churrascos da família e era comum encontrá-lo na cozinha, enquanto sua esposa, a rainha Elizabeth II, era acompanhada por sua irmã, a princesa Margaret, na colheita de morangos.
2 - A última garfada
Os protocolos reais determinam que quando a rainha encerra sua refeição, todos os convidados também a finalizem, sendo obrigados, portanto, a largar seus talheres. Assim, frequentemente eram notáveis os pratos ainda repletos de comida dos convidados.
3 - Atrasos de Elizabeth II
A pontualidade britânica parece não fazer parte das qualidades da rainha. Como costumava atrasar-se para o jantar, os funcionários do palácio informavam horários diferentes para Elizabeth II e seus convidados; para a Rainha-mãe, o horário da refeição ficava marcado para as 20h15min, enquanto para os demais, para as 20h30min.
4 - Potes de plástico
Enganam-se aqueles que imaginam que Elizabeth II só se sirva em pratos adornados com extremo requinte. Parte dos hábitos mais simples da rainha é o de se alimentar de frutas diretamente de potes de plástico.
5 - Menu
As escolhas da rainha Elizabeth II são determinadas a partir de um cardápio pré-selecionado e seguidas rigorosamente, sem a possibilidade de mudanças de última hora.
6 - Trajes de gala
Vestir-se com traje de gala para o jantar faz parte dos costumes da realeza, iniciados pela rainha Vitória. Ao final dos jantares, os convidados são entretidos por um músico que toca a tradicional gaita de fole.
6 - McDonald´s
Nem as crianças da realeza escapam ao gosto por fast foods. Segundo McGrady, em algumas ocasiões a princesa Diana cancelou almoços para levar os príncipes William e Harry ao McDonald´s. Os garotos também apreciavam pizzas e salgadinhos fritos.
7 - Jantar dos funcionários
Nem sempre o menu oficial agrada a todos membros da realeza. De acordo com McGrady, certa vez o príncipe Philip, ao perguntar na cozinha sobre o cardápio da noite, decidiu substituir os medalhões de cordeiro destinados aos nobres por costeletas separadas para a equipe.
8 - Nada de alho
A matriarca da família real, embora quase não tenha restrições alimentares, não suporta nem ao menos o cheiro do alho, por isso, proibiu o tempero em suas refeições.
10 - Dieta rígida
Diana impunha-se rigorosa dieta: nada de carne vermelha, ainda que constassem carboidratos, os quais, segundo a princesa poderiam ser combatidos na academia. Conforme afirma MCGrady, Lady Di sofria de bulimia, mas a informação sobre o transtorno alimentar não era conhecida por todos no palácio.