Faustão: apresentador teve prioridade na fila de transplante?
Descubra o motivo de Faustão ter esperado apenas 20 dias para um transplante de rim!
Na última segunda-feira (26), o apresentador Faustão passou por um segundo transplante, dessa vez de rim, devido à sua condição renal crônica. Após a notícia, a internet questionou o porquê do procedimento ter acontecido tão rápido, enquanto tantas pessoas morrem esperando na fila. O motivo? Prioridade por ele ter passado por um transplante de coração há seis meses.
Para sanar as dúvidas, a Secretaria de Saúde de São Paulo explicou abertamente: "A Central de Transplantes do Estado de São Paulo informa que o paciente Fausto Silva foi inserido na fila para transplante em 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última 2ª feira (26.fev), cumprindo os critérios de priorização. F.S. encontrava-se como 13º na lista para procedimento."
Você sabe como funciona a fila de transplantes no Brasil? A lista de espera é singular, abrangendo pacientes do sistema público e privado. Sua ordem é determinada pela data do cadastro, mas também conforme a gravidade da condição, tempo de aguardo e compatibilidade sanguínea. Outro critério utilizado na fila é o de que pacientes que já passaram por um transplante anteriormente têm prioridade na lista de espera.