Hommes

Homens de salto: uma história da moda

Dos saltos do Rei Luís XIV aos calçados de plataforma de David Bowie, os homens têm uma longa e célebre história com saltos altos.
clothing apparel person human high heel footwear shoe leaf plant

Nos últimos três séculos, o salto alto foi amplamente considerado um acessório feminino. Afinal, adicionar alguns centímetros à altura de uma mulher é frequentemente considerado por alguns, a chave para dar um tom de feminilidade e elegância na produção. No entanto, enquanto os amantes da moda buscam atualmente quebrar as questões de gênero nas roupas, muitos homens já foram vistos usando sapatos de salto no passado. Inclusive, a origem desse calçado começou especificamente para eles.  

 

O registro mais antigo na história do uso desse estilo de sapato foi na Pérsia durante o século 10. Os guerreiros usavam o calçado para prender os pés nos estribos e dar mais segurança durante a luta. 

Com o passar do tempo, o salto alto passou a significar poder, destreza militar e se tornou uma demonstração de riqueza - já que apenas quem tinha dinheiro podia comprar cavalos. Esse simbolismo ressurgiu na França em 1600 sob o reinado do rei Luís XIV, onde o monarca proclamou que apenas os membros da classe nobre podiam usar sapatos com salto. 

Já no final da Revolução Francesa, o calçado foi considerado feminino demais pelos homens da Europa que o desprezaram. No entanto, à medida que o oeste americano começou a atrair novos colonos, os cowboys foram incorporando o estilo em seus trajes. A maioria das botas  dos homens da região apresentava um salto redondo invertido, chamado salto cubano (referindo-se aos calçados dos dançarinos de flamenco tradicional) e eram uma necessidade para viajar longas distâncias a cavalo. 

Apesar disso, os saltos ainda eram considerados sapatos femininos e somente na década de 1960, quando os Beatles popularizaram as “Botas Beatle” - uma versão inicial das botas Chelsea - o salto foi reinventado na moda masculina. Grupos de rock do final do século 20, como Aerosmith e Mötley Crue, também adotaram o calçado, enquanto artistas como Kiss e David Bowie optaram por versões mais ostensivas. 

Atualmente, os designers apostam cada vez mais em linhas sem gênero e os saltos mais altos e mais chamativos  são muito mais comuns para os homens do que em décadas anteriores. 
 

A desclassificação dos saltos como um "sapato feminino" continua cada vez mais forte e se une ao movimento das roupas não mais vinculadas à identidade de gênero e sexualidade. Sendo assim, não há razão para que homens não usem um belo par de saltos altos. 

 

Tags

Posts recomendados