EQC 4x4 Squared: Conheça o novo carro elétrico da Mercedes-Benz
Com as pessoas a cada dia mais engajadas em questões de sustentabilidade, é inevitável que grandes montadoras e empresas foquem em projetos que englobem o ''transporte do futuro'', os famosos carros elétricos. Que eles já circulam por aí é um fato, mas ainda possuem algumas limitações. Pensando nisso, a Mercedes-Benz acaba de apresentar seu novo projeto ''EQC 4 × 4 Squared''.
Prometendo que a potência na estrada não será um problema, a montadora alemã pegou seu primeiro veículo totalmente elétrico, o Crossover EQC, e o repaginou, trazendo um verdadeiro monster truck movido apenas à bateria. Suas capacidades incluem dirigir pela areia em regiões desérticas e em praias, em terrenos rochosos e até em riachos e montanhas. Mas o que o difere do Crossover?
Em primeiro lugar, ele teve a suspensão trocada por outra com eixos de portal, aumentando a distância entre o carro e o solo de 5,5 para 11,5 polegadas, agora ele pode passar por cima de quase 40 centímetros de água, garantindo segurança em qualquer aventura. Ele também tem os ângulos de aproximação e saída do SUV, aumentados para 31,8 graus na frente e 33 na parte traseira.
Em segundo, o SUV foi equipado com enormes para-lamas na frente e atrás, compensando seus pneus maiores e permitindo que ele lide com a lama e a água sem maiores dificuldades.
Em terceiro lugar, os sons. A acústica interna foi ajustada para minimizar o ruído externo, enquanto o conjunto de alto-falantes foi integrado aos faróis para que qualquer pessoa ouça quando o carro estiver próximo. Além disso, o sistema sonoro é influenciado por vários parâmetros, como a posição do pedal do acelerador, velocidade ou taxa de recuperação de energia. A tecnologia usa algoritmos de design de som inteligente para calcular os sons vindos do amplificador do sistema em tempo real e dos alto-falantes internos.
Se você leu até aqui, pode ser que esteja atrás de uma informação especial - e, sem dúvidas, a mais buscada até agora: sua potência. Em comparação com a primeira versão do Crossover não houveram muitas mudanças. Apresentando um trem de força acoplado a uma bateria de 80 kWh, ele pode produzir 402 cavalos e 561 lb-ft de torção.
No entanto, como ainda estamos falando sobre um protótipo, não é bom que criemos tantas expectativas em relação à datas, uma vez que a Mercedes ainda está trabalhando no conceito de transportes elétricos. Mas, quem não gosta de sonhar, não é mesmo?