Montblanc homenageia Muhammad Ali com coleção Great Characters
A Maison Montblanc lança coleção Great Characters em homenagem ao grande atleta e humanista, Muhammad Ali
Seguindo a linha de escrita Grandes Personagens, cujo homenageia os indivíduos com realizações que deixaram uma marca reconhecível na humanidade e sendo significativo até hoje, a Montblanc escolheu o grande atleta e humanista Muhammad Ali como próximo homenageado.
A coleção Montblanc Great Characters Muhammad Ali é repleta de referências à vida e às conquistas de Muhammad Ali, que desafiou adversários no ringue, e usou sua mente, carisma e voz para defender os direitos civis, onde dedicou um longo período de sua carreira.
Nascido em Louisville, Kentucky, ainda com o nome de Cassius Clay, Muhammad Ali começou a praticar boxe ainda na infância, após ter sua bicicleta roubada e um policial o aconselhar: “Antes de buscar retaliação, deveria aprender a lutar”. E em 1964 se tornou campeão mundial de boxe peso-pesado e formalmente o grande Muhammad Ali.
Logo começou a lutar pelos direitos civis e pela paz, ao se recusar ao serviço militar em 1967 que o teve sua licença esportiva suspensa e perdeu o título de campeão mundial. Mas após três anos e meio, Muhammad foi autorizado a voltar ao boxe e se tornou o único tricampeão mundial linear de boxe peso-pesado.
Focando nessas três grandes vitórias, o design da Montblanc Great Characters Muhammad Ali Edition se direciona aos aspectos de sua vida e legado duradouros, como referência à estrutura da bandagem de boxe enrolada nas mãos do Muhammad. E expressões “flutuar como uma borboleta, picar como uma abelha”, usadas para descrever seu estilo de luta, foram traduzidas em torna dos formatos incorporados nas canetas. Como o cone pontiagudo da caneta representando a abelha, uma borboleta decorando o topo e o cinto de campeão representado no clipe da caneta.
Símbolo das conquistas de Muhammad Ali, bandagens usadas pelos boxeadores para proteger as mãos sob as luvas e sua lendária vitória nos Jogos Olímpicos de Verão de 1960 são incorporadas nos designs das canetas através das estruturas, materiais e cores. Além também de referências gravadas no corpo das canetas, como o número “1” como homenagem ao seu primeiro título mundial e a pose da vitória gravada no anel da tampa revestido de ouro.
O design do clipe esqueletizado, com a inscrição “ALI”, foi inspirado pelo cinturão usado por Muhammad Ali. Assim como uma coroa de louros que simboliza as vitórias do grande boxeador, sejam elas como atleta e como ativista.
Com um número limitado que representa o ano de seu nascimento, a Montblanc Great Characters Muhammad Ali™ Limited Edition 1942 apresenta um design da bandagem revestida em ouro amarelo, com as quatro cordas do ringue de boxe representadas por quatro linhas verdes laqueadas no cone.
Desenvolvendo os destaques mais presentes do desafio e da luta de Muhammad Ali contra o atual campeão de 1974, George Foreman, e conquistando seu segundo título mundial gravado em uma das canetas da coleção.
Em 1975, Muhammad Ali foi protagonista de mais uma luta que entrou para a história do boxe, anunciada como Thrilla em Manila e que durou 14 rounds com Muhammad prevalecendo, o confronto com Joe Frazier. Tal luta tão lendária também foi referenciada na coleção Montblanc Great Characters Muhammad Ali.
Gravada na mão em ouro maciço Au 750, um par de luvas de boxe penduradas se encontra no topo do Montblanc Great Characters Muhammad Ali Limited Edition 98, representando a determinação em se manter focado no boxe.
Assim também como a vitória de Muhammad contra Leo Spinks em Nova Orleans, em 1978 após 15 rodadas por votação do júri e seu título mundial foram inspiração para a produção das canetas.
A limitação de 98 canetas-tinteiro é uma referência ao ano de 1998, quando Muhammad Ali foi nomeado “Mensageiro da Paz” das Nações Unidas. No qual, no Centro Cultural Muhammad Ali, em Louisville, é possível aprender sobre a vida do boxeador e ativista e os seus seis princípios: confiança, convicção, dedicação, doação, respeito e espiritualidade. Na coleção, a pena feita à mão em ouro amarelo Au 750 maciço representa a dedicação de Muhammad Ali a esses princípios.
A Montblanc, para completar a experiência de escrita, desenvolveu um caderno #146 em couro Saffiano decorado com a silhueta de Muhammad Ali em uma das suas poses de vitória, unindo a paixão da Maison pelo design e artesanato.